A Ducati apresentou hoje (19) a Multistrada V4 RS, versão radicalmente esportiva da big trail capaz de fazer curvas quase como uma Panigale V4. A moto está repleta de componentes de primeira linha e atualizações para reduzir peso.
Nos últimos anos, a Ducati procurou diversificar sua linha, oferecendo opções para viagens com a linha Multistrada, ou para públicos menos radicais, como as suas Scrambler. Mas a vocação esportiva sempre está lá e inevitavelmente acaba voltando, de uma forma ou de outra.
É o caso dessa Multistrada V4, que tem como maior diferença o uso do motor Desmosedici Stradale de 1.103 cm³ completo, com a configuração de embreagem seca das Panigale V4 SP2), embora limitado eletronicamente a 180 cv e 13.500 rpm.
A Ducati diz que trabalhou em uma “curva de entrega de potência fluida e regular em baixas rotações”, o que significa que deve haver mais torque na faixa inferior de rotação. Mas para adicionar um cinto a curiosos, eles também encurtaram a transmissão. Afinal essa é uma motocicleta de estrada.
O motor atua como um membro estressado em uma estrutura monobloco de alumínio, mas o ângulo da cabeça de direção foi ajustado para 25,75°, mais esportivo em comparação com os 24,5° do modelo S e do modelo Rally.
A Ducati diz que as mudanças no chassi auxiliar de titânio, nas rodas Marchesini de alumínio forjado de 17 polegadas (calçadas com pneus Pirelli Diablo Rosso IV Corsa) e na bateria de lítio por si só resultam em uma economia de peso de 8,2 kg em relação à moto padrão.
Combine isso com a suspensão Öhlins Smart EC 2.0 (a mesma da Panigale V4S e Streetfighter V4S que se ajusta automaticamente em resposta ao estilo de condução individual) e esta será provavelmente a Multistrada V4 de manuseio mais agradável até hoje.
A pressão de frenagem também aumenta nos modos de condução com níveis de amortecimento mais elevados, o que significa que as pinças monobloco Brembo Stylema mordem com mais força os seus discos duplos de 330 mm (único de 265 mm na traseira) com as mesmas pastilhas da Panigale.
Nenhuma Ducati de alta especificação estaria completa sem uma miscelânea de magia eletrônica e a Multistrada V4 RS não é exceção. Basicamente você recebe quatro modos de pilotagem, controle de tração, controle de wheelie, controle de freio-motor e um quickshifter bidirecional.
Também estão lá o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e a detecção de ponto Cego (BSD), que são fornecidos pelo sistema de radar. Você também recebe um ABS em curvas Bosch 10.3ME. Tudo é controlado através de uma tela TFT de 6,5” com conexão com o smartphone.
A Ducati Multistrada V4 RS terá apenas uma cor – branco com detalhes em vermelho em uma série numerada, embora não esteja claro quantas serão feitas. Ou seja, não será barata: cerca de 37.000 euros. Ela chega para rivalizar com a recente BMW M1000XR.