A Ducati apresentou essa semana, no terceiro episódio de sua World Premiere, a Multistrada V4 Rally. Topo de linha, a versão conta com maior alcance, maior conforto e melhor capacidade off-road do que as outras.
Embora possua o mesmo chassi e motor das demais Multistrada V4, a versão Rally é bastante modificada. O tanque de combustível de alumínio, por exemplo, cresceu de 22 litros para 30 litros, o que teoricamente aumenta a autonomia para mais de 450 km.
A suspensão, embora seja a mesma Showa Skyhook semiativa da Multistrada V4S, tem curso dos garfos e do amortecedor aumentados de 170 e 180 milímetros para 200 milímetros cada. Isso aumentou a distância para o solo em 10 mm, totalizando 230 mm.
Rodas e pneus permanecem com as mesmas dimensões, 120/70 ZR 19 na frente e 170/60 ZR 17 na traseira, em aros com raios mais leves. Os discos de freio dianteiro são maiores, com um diâmetro de 330 milímetros (+10 mm), totalmente novos.
O motor Desmosedici Granturismo de 1.158 cm³ está com uma novidade no “Extended Deactivation System”, que desativa o cilindro traseiro em movimento. Atuante em todos os modos de pilotagem, este sistema desliga a bancada de cilindros traseira, com o objetivo de diminuir o consumo e as emissões.
O recurso, que já estava disponível nas outras Multistrada V4, desligava os cilindros traseiros em marcha lenta. Mas só a Rally é capaz de desativá-los em movimento, disparando para a vida quando a velocidade aumenta ou a uma determinada solicitação do condutor.
Há ainda um novo para-brisa, que cresceu 40 mm de altura e 20 mm de largura. A cauda da motocicleta também foi esticada – movendo a bagagem traseira para trás para criar mais espaço para as pernas do garupa, com borrachas de pedal maiores para reduzir a vibração.
Na parte eletrônica, há um novo modo de pilotagem, o “Enduro”, que se soma às três opções existentes, limitando a potência do motor a 113,4 cv. A intervenção do controle de tração também suaviza e o ABS traseiro pode ser desativado. Naturalmente o controle de cruzeiro por radares está presente.
A motocicleta ainda ganhou uma série de acessórios, como um cavalete central de série, que conta ainda com o ‘Easy Lift’ recurso que abre o sistema hidráulico da suspensão quando a chave é ligada – e facilita a sua colocação devido à compressão do garfo e do amortecedor.
Também há alturas de assento ajustáveis para a frente e para trás, além de opções de suspensão mais baixas para pilotos mais baixos. Tudo isso, claro, tem um preço. A versão Rally será 4.000 euros mais cara que a Multistrada V4S. Mas isso não é uma grande preocupação para seus clientes…