A Ducati apresentou hoje (4), no primeiro episódio de sua série de lançamentos, todos os detalhes da Multistrada V4. A big trail italiana será comercializada nas versões, Standard, S e S Sport, com o primeiro controle de cruzeiro adaptativo de série disponível em uma motocicleta.
Apresentado duas semanas atrás, o motor “V4 Granturismo” é agora a menor das novidades. Com 1.158 cm³ e sem o famoso sistema desmodrômico de válvulas, o propulsor produz 170 cv e 12,7 kgf.m de torque a 8.750 rpm, com um intervalo de manutenção incrivelmente longo, 60.000 km.
Para adaptá-lo às características menos esportivas e mais aventurescas da Multistrada, a Ducati criou um novo quadro do tipo monocoque de alumínio completamente diferente da Panigale V4 e da Multistrada 1260 (que usa um sistema treliçado). O subchassi e a balança (com dois braços convencionais) também são inéditos da motocicleta.
O design combina elementos da Panigale V4 (as entradas de ar laterais são uma clara remanescência da esportiva) com as características bem conhecidas da Multistrada. O tanque de 22 litros é mais fino nas pernas e foi projetado para que o condutor tenha bastante liberdade de movimento, mesmo de pé. A altura do assento pode ser ajustada entre 840mm e 860mm.
Na ciclística, a Multistrada V4 S utiliza garfos Showa Skyhook (os mesmos da Versys 1000 SE) com 170 mm de curso, que se ajusta automaticamente conforme a estrada e o nível de carga que possui. O amortecedor traseiro tem um máximo de 180 mm de viagem e a distância ao solo da motocicleta é de 220 mm. As pinças de freio, que podem ser Brembo Monobloco ou Stylema, mordem discos de 330mm.
A parte eletrônica é, depois do motor, a parte mais badalada da motocicleta. Como já foi bastante alardeado, a Multistrada V4 é dotada do inédito controle de cruzeiro adaptativo de série (na BMW R1250RT é um item opcional). Desenvolvido em parceria com a Bosch, o sistema permite manter uma distância constante ao veículo da frente utilizando radares e câmeras entre 30 a 160 km/h.
Na Ducati, o recurso vai ainda mais longe e também conta com uma aparelhagem montada na parte traseira, que alerta o piloto sobre perigos que se aproximam rapidamente por trás e atua como um detector de ponto cego. Tudo isso é controlado através dos punhos e visualizado em um painel TFT colorido de 6,5 polegadas com conectividade com o seu smartphone e o novo aplicativo da marca.
A motocicleta conta ainda com quatro modos de pilotagem (Enduro, Urban, Sport, Touring), controle de tração, ABS em curvas (que pode ser desativado no modo Enduro), antiwheelie, assistente de subida, iluminação de LED que acompanha o movimento do guidão nas curvas (tecnologia que a BMW R1250GS também conta), entre outros. Apesar de toda essa gordura tecnológica a moto pesa apenas 215 quilos, três a mais que a Multistrada 1260 Enduro.
A Ducati Multistrada V4 será oferecida em três versões: Multistrada V4 (com suspensão Marzocchi mecanicamente ajustável e pinças monobloco M4.32), V4 S (com suspensão Showa Skyhook e pinças Brembo Stylema) e S Sport, que tem tudo isso e adiciona uma cor especial, malas laterais, manoplas com aquecimento, escapamento Akrapovic e cinco pacotes de desempenho ao gosto do cliente, seja ele mais esportivo ou estradeiro. Há ainda uma vasta gama de acessórios para o cliente se esbaldar ainda mais.
A marca de Bolonha não revelou o preço das motocicletas, mas disse que elas começam a chegar às concessionárias europeias em dezembro. Eles também concedem uma garantia de quatro anos sem limite de quilometragem. Aos preocupados com o futuro das versões V-Twin, elas continuam normalmente.