A Ducati apresentou hoje (19) a linha Multistrada V4 2025 com atualizações significativas no design, ciclística e nas emissões. No centro das mudanças está um novo pacote eletrônico muito do qual foi herdado da nova Panigale V4.
Completamente atualizado para os níveis de emissões exigidos pelo Euro5+, o motor Desmosedici Grandturismo de 1.158 cm³ não perdeu potência e continua rendendo impressionantes 170 cv e 91,3 lb.ft de torque total na mão direita.
O consumo melhorou 6% graças à desativação estendida do cilindro traseiro enquanto em marcha lenta para economizar energia e reduzir o calor irradiado para o piloto. O sistema agora também funciona com a moto em movimento, mas é desativado assim que a ECU entende que é preciso mais torque.
Um redesenho frontal completo abriga os faróis e é dito para criar “proporções mais agressivas”, dando a motocicleta um visual mais próximo da Panigale V4. Também foi feito um ajuste sutil no chassi para elevar o pivô do braço oscilante em 1 mm, aumentando as propriedades anti-mergulho.
Mas o grande destaque das Multistrada sempre foi mesmo a parte eletrônica, de ponta. O modelo 2025 conta com ainda mais equipamentos, incluindo um novo sistema de alerta de colisão frontal. 70 sensores virtuais colaboram para estimar a posição da moto no espaço, alimentando dados para uma nova função DVO (Ducati Vehicle Observer).
Isso ajuda a fornecer uma operação ainda mais precisa do controle de tração, ABS de curva e sistemas anti-wheelie, permitindo, como diz a Ducati, “que os controles intervenham de forma quase preditiva, permitindo que o piloto explore o desempenho da moto de forma mais eficaz com a máxima segurança”.
Em vez de quatro modos de pilotagem, agora há cinco para escolher, incluindo um novo ‘Wet’. O modo ‘Enduro’, que limita a potência a 114 cv, alegadamente passou por uma “evolução significativa”. Assim, como na BMW R1300GS e Harley-Davidson Pan America, uma série de apitos e avisos vindos dos radares informa o piloto dos perigos a sua volta.
Ela também abaixa automaticamente sua altura em velocidades de 10 km/h ou menos, dando aos pilotos uma mãozinha quando chegar a hora de plantar os pés no chão. Da mesma forma, há também a função ‘Easy Lift’ que abre completamente as válvulas dentro do sistema de suspensão, facilitando a colocação da moto na posição vertical a partir do descanso lateral.
Para deixar o passeio mais confortável do que nunca, a Ducati moveu os pontos de montagem do alforje 25 mm para trás para aumentar o espaço para as pernas. O amortecedor traseiro pode acomodar uma faixa de pré-carga maior também, o que deve permitir mais carga a bordo.
Multistrada V4 Pikes Peak
Além da Multistrada V4S, a Ducati apresentou também a Multistrada V4 Pikes Peak, voltada para aqueles que não dispensam um toque esportivo. Motor, eletrônica e design são os mesmos, mas esta conta com uma balança monobraço e (belíssimas) rodas Marchesini de 17 polegadas em ambos os eixos (são de 19″ na versão V4S).
A geometria de suspensão permaneceu inalterada, com o mesmo ângulo de direção de 25,75 graus de antes, 1,25º mais inclinado do que a Multistrada V4S para curvas mais rápidas. Há uma série de peças em fibra de carbono extras, um silenciador Akrapovic e uma pintura exclusiva inspirada nas motos de competição da marca. Os preços não foram divulgados, mas elas chegam às concessionárias europeias em novembro.
Ducati Multistrada V4S
Ducati Multistrada V4 Pikes Peak