A Ducati pode estar preparando uma grande novidade na linha Multistrada 1200 para o próximo ano. De acordo com a imprensa norte-americana, a big trail italiana poderá vir com um motor de 1262 cm³ de cilindrada.
A suspeita começou depois que novos documentos deram entrada no Conselho de Emissões da Califórnia (CARB). Tudo indica de que se trata do mesmo motor da Ducati XDiavel e diferente do atual, derivado da Panigale 1198.
Trata-se de uma mudança importante, já que o motor da XDiavel é o mais alto estágio de desenvolvimento do motor Testastretta DVT, já possuindo a tecnologia de válvulas variáveis (Ducati Variable Valve Timing) e capaz de render 158 cv à 9.500 rotações, quatro cv a menos que a atual Multistrada.
Apesar disso, a imprensa norte-americana acredita que esse motor foi reorientado para render ainda mais na futura Multistrada, ao mesmo tempo em que já obedece as normas antipoluição europeias e norte-americanas, cada vez mais rígidas e severas. Eles especulam que a potência possa chegar a 170 cv brutos.
Um indício disso é o próprio documento do CARB. De acordo com uma análise do Asphalt and Rubber, a Multistrada 1262 produz quase o dobro dos hidrocarbonetos da XDiavel e triplica os níveis de monóxido de carbono. E como normalmente mais gases significam mais potência… o lançamento deve acontecer no Salão de Milão (EICMA) em novembro.