O Grupo Volkswagen publicou hoje (30) os resultados comerciais do terceiro trimestre de 2020. Assim como outras marcas, a Ducati mostrou sinais de recuperação em setembro, mas ainda está bem abaixo dos números de 2019.
Foram 14.694 motocicletas vendidas durante o terceiro trimestre, com setembro confirmando a tendência de recuperação iniciada em junho, com 4.468 unidades entregues aos clientes, “o melhor Q3 de todos os tempos”, bradaram em seu comunicado.
No somatório dos três primeiros trimestres de 2020, no entanto, a fabricante bolonhesa vendeu em todo o mundo apenas 34.160 unidades contra 42.160 durante o mesmo período do ano passado, uma diminuição de 19,6%.
O ano de 2020 tem se mostrado extremamente complexo pela Covid-19. Devido ao lockdown imposto pelo governo italiano, a fábrica em Borgo Panigale precisou fechar por seis semanas, ou seja, um mês e meio em que nada foi produzido lá.
O resultado apareceu nos dados do primeiro semestre, com a Ducati vendendo globalmente apenas 22.790 motocicletas novas, uma queda de 31% em comparação com as 33.315 unidades do primeiro semestre do ano passado.
Desde junho, contudo, a Ducati começou a se recuperar da queda, em parte graças à tendência positiva do mercado, mas vai ser difícil superar os números do ano passado, até porque a situação com o Coronavírus está novamente se agravando em território Europeu.
“Embora 2020 seja um ano tempestuoso, o 3º trimestre apresentou seu desempenho mais positivo de todos os tempos. Agora a situação se deteriora novamente, infelizmente no momento em que estamos prestes a apresentar os novos modelos 2021, nos quais temos trabalhado continuamente, apesar das dificuldades que a pandemia representa“, disse o CEO da marca, Claudio Domenicali. “Mais uma vez somos obrigados a mudar os métodos de trabalho, mantendo um alto nível de atenção à segurança de nossos funcionários, fornecedores e revendedores. Apresentações digitais, uso de smart working e videoconferência, acesso à empresa somente quando estritamente necessário. Tudo isso com o objetivo de servir o mundo inteiro da maneira mais segura possível“, completou.
Para amenizar as limitações da pandemia, a Ducati tem garantido uma massiva presença online revelando a fabricação e entrega da Superleggera V4 ao primeiro cliente, além da apresentação de outros modelos, como a Multistrada V4 e a Scrambler 1100 Dark Pro. Outras novidades serão reveladas em formato de episódios em novembro.
A Ducati Motor Holding hoje conta com um total de 1.665 funcionários, uma rede mundial de aproximadamente 730 revendedores e pontos de venda em cerca de 90 países. As últimas inaugurações aconteceram no Rio de Janeiro (Brasil), Viena (Áustria), Wolfsburg (Alemanha) e Antuérpia, na Bélgica.