A Ducati apresentou ontem (15), no segundo episódio de sua World Premiere, uma Monster versão SP para 2023. O modelo conta com diversas melhorias e peças de grife em relação à motocicleta convencional.
Como já havíamos antecipado aqui, a sigla SP (Sport Production) chega à linha Monster depois de integrar a Panigale V4 e Streetfighter V4. Ela designa os modelos mais altamente especificados, leves e esportivos disponíveis para o cliente comum.
Assim sendo, a Monster SP utiliza o mesmo motor V-Twin de 937 cm³ e o mesmo quadro monocoque dos modelos convencionais, mas com garfos Öhlins NIX30 de 43 mm com deslizadores de nitreto de ouro 0,6 kg mais leves e um amortecedor traseiro totalmente regulável.
Os freios também foram atualizados com a adoção de pinças radiais Brembo Stylema e discos de 320 mm com manetes de alumínio leves, que também são 0,5 kg mais leves do que antes. Diz-se que isso não apenas melhora a sensação de frenagem, mas também reduz a inércia de direção.
Uma nova bateria de íons de lítio foi instalada para reduzir outros 2 kg, apesar da adição de amortecedor de direção e um pequeno para-brisa. Outros extras incluem uma pintura exclusiva com assento vermelho, um novo escape Termignoni e pneus Pirelli Diablo Rosso IV mais esportivos.
Embora o ABS em curvas, o antiwheelie e o controle de lançamento sejam herdados da moto padrão, a Monster SP ganhou uma uma recalibração de todos os seus modos de pilotagem, com um extra exclusivo para andar na chuva, a fim de oferecer maior segurança em piso molhado.
A nova Ducati Monster SP é esperada nas concessionárias europeias no final do ano e uma versão restrita compatível com os condutores da carteira de habilitação A2, de menor potência, também estará disponível. Os preços ainda não foram divulgados.