A Ducati inaugurou um novo motor V-Twin de 890cc no final do ano passado, com a Panigale V2 e a Streetfighter V2 sendo as primeiras motos a recebê-lo. Agora, temos a informação de que a Monster e a DesertX 2026 serão as próximas.
Projetado e desenvolvido para as ruas e estradas (ao contrário do Superquadro anterior), o novo motor V-Twin tem o ângulo da bancada dos cilindros inclinada a 90º, inclinação considerada ideal para um V2, pois elimina vibrações de primeira ordem, sem a necessidade de utilização de contraeixos.
Mais leve e compacto, esse motor desenvolve 120 cv ou 115 cv a 10.750 rpm e 93,3 Nm ou 92,1 Nm a 8.250 rpm graças ao sistema de válvulas variáveis conhecido como IVT (Intake Variable Timing). 70% do torque máximo já está disponível às 3.000 rpm.
Agora, a imprensa norte-americana descobriu um número de identificação de veículo com a inscrição “confidencial” em grandes letras vermelhas, publicado na Agência Nacional de Segurança Rodoviária, a NHTSA, responsável por homologar os novos veículos em circulação nos EUA.
O decodificador lista os modelos atuais Monster, Monster+, Monster SP e Monster 30° Anniversario com o código de letra “M” na sexta posição de seus números de chassi. Mas a Monster e Monster+ aparecem na letra “U”, juntamente com os modelos que utilizam o novo motor V2.
Para os VINs de 2026, a Ducati realizou algumas limpezas, removendo alguns motores descontinuados e liberando seus códigos de letras para uso com novos motores. É por isso que os códigos “F” e “G” agora estão em branco, quando antes eram reservados para seus motores Superquadro de 1.198 cc.
Há três códigos de motor reservados para o novo motor de 890 cc. O código “8” é para a versão usada na Panigale V2 e na Streetfighter V2, enquanto o motor da Multistrada V2 usa o código “9” porque tem uma transmissão e um mapeamento de potência diferentes.
O código “A” costumava ser reservado para o motor de 399cc da Scrambler Sixty2, mas foi reciclado para uma nova versão do novo V2, com uma nota esclarecendo que “difere do 8 para a caixa de câmbio dedicada à Desert X”, confirmando a sua chegada na big trail.
Não está claro quais versões serão usadas na Monster V2 ou na DesertX V2, embora o decodificador confirme outro conjunto de relações de transmissão para a DesertX. Mas não há dúvidas de que esses modelos serão lançados no final do ano.