Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Ducati Monster e DesertX devem ganhar novo motor em 2026

Lucas Carioli 5 de maio de 2025

A Ducati inaugurou um novo motor V-Twin de 890cc no final do ano passado, com a Panigale V2 e a Streetfighter V2 sendo as primeiras motos a recebê-lo. Agora, temos a informação de que a Monster e a DesertX 2026 serão as próximas.

Projetado e desenvolvido para as ruas e estradas (ao contrário do Superquadro anterior), o novo motor V-Twin tem o ângulo da bancada dos cilindros inclinada a 90º, inclinação considerada ideal para um V2, pois elimina vibrações de primeira ordem, sem a necessidade de utilização de contraeixos.

Mais leve e compacto, esse motor desenvolve 120 cv ou 115 cv a 10.750 rpm e 93,3 Nm ou 92,1 Nm a 8.250 rpm graças ao sistema de válvulas variáveis conhecido como IVT (Intake Variable Timing). 70% do torque máximo já está disponível às 3.000 rpm.

Agora, a imprensa norte-americana descobriu um número de identificação de veículo com a inscrição “confidencial” em grandes letras vermelhas, publicado na Agência Nacional de Segurança Rodoviária, a NHTSA, responsável por homologar os novos veículos em circulação nos EUA.

O decodificador lista os modelos atuais Monster, Monster+, Monster SP e Monster 30° Anniversario com o código de letra “M” na sexta posição de seus números de chassi. Mas a Monster e Monster+ aparecem na letra “U”, juntamente com os modelos que utilizam o novo motor V2.

Para os VINs de 2026, a Ducati realizou algumas limpezas, removendo alguns motores descontinuados e liberando seus códigos de letras para uso com novos motores. É por isso que os códigos “F” e “G” agora estão em branco, quando antes eram reservados para seus motores Superquadro de 1.198 cc.

Há três códigos de motor reservados para o novo motor de 890 cc. O código “8” é para a versão usada na Panigale V2 e na Streetfighter V2, enquanto o motor da Multistrada V2 usa o código “9” porque tem uma transmissão e um mapeamento de potência diferentes. 

O código “A” costumava ser reservado para o motor de 399cc da Scrambler Sixty2, mas foi reciclado para uma nova versão do novo V2, com uma nota esclarecendo que “difere do 8 para a caixa de câmbio dedicada à Desert X”, confirmando a sua chegada na big trail.

Não está claro quais versões serão usadas na Monster V2 ou na DesertX V2, embora o decodificador confirme outro conjunto de relações de transmissão para a DesertX. Mas não há dúvidas de que esses modelos serão lançados no final do ano.

Tags: Slider

Continue Reading

Previous: Kawasaki Z1100 flagrada em documentos de homologação
Next: Nova Ducati Panigale V4 R esperada para 2026

Leia também

Nova Harley-Davidson X440S será lançada na Índia
  • Segredos

Nova Harley-Davidson X440S será lançada na Índia

12 de agosto de 2025
Royal Enfield Himalayan 750 flagrada em testes
  • Segredos

Royal Enfield Himalayan 750 flagrada em testes

7 de agosto de 2025
Triumph vai lançar modelos especiais da Tiger 900
  • Segredos

Triumph vai lançar modelos especiais da Tiger 900

6 de agosto de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.