Foi flagrado rodando em testes um protótipo de Ducati Monster bem diferente do modelo atual. A expectativa é de que a primeira moto naked da história ganhe uma geração completamente nova em 2021.
As imagens revelam uma Monster com um novo quadro do tipo monocoque de alumínio. Trata-se de uma mudança chocante, já que a motocicleta utiliza como marca registrada uma estrutura treliçada de aço desde o seu lançamento em 1993.
Ao analisar mais de perto, podemos notar muitas semelhanças com o quadro da Panigale V2. É possível que o motor, um V-Twin Testastretta de 955 cm³ também seja o mesmo, dando à nova Monster uma plataforma completamente diferente da anterior.
Não parece muito, mas se a mudança se confirmar, a Monster média, de 821 cm³, pularia de 112 cv a 9.250 rpm para nada menos do que 155 cv a 10.750 rpm, com um torque de 10,50 kgf.m a 9.000 giros, que é o que a Panigale V2 oferece.
A balança também é outra, com dois braços, ao invés do anterior que destacava a roda traseira. O escape outrora dominante, com seu coletor barroco e ponteira proeminente dá lugar a uma versão mais leve e integrada, ao centro da motocicleta.
Naturalmente o design também é bem diferente, mais anguloso e compactado que o anterior. De fato, a motocicleta parece mais curta, o que poderá ser confirmado na medição de entre-eixos, algo que muda completamente o comportamento.
A linha Monster atual é composta (na Europa) por três modelos: 797, 821 e 1200. De todas, a 821 é a menos visada e pode estar com os dias contados, não apenas porque a sua geração foi lançada em 2014, mas porque seu motor já não atende ao Euro5 e terá que ser descontinuado.
A imprensa internacional dá como certo que o protótipo aqui mostrado é uma Monster, mas há um detalhe não mencionado: a chegada de uma Streetfighter V2, algo admitido pelo próprio CEO da Ducati, Claudio Domenicali em dezembro do ano passado. O tempo vai dizer.