Todo ano é ano de comemorar alguma coisa histórica na Ducati e 2023 está reservado para a Monster, alegadamente a primeira naked da era moderna. A motocicleta ganhou uma edição especial com acessórios e uma pintura dedicada.
A história da Monster começa em 1993 com o modelo M900 (V-Twin de 904 cm³), que vendeu mais de 350.000 unidades naquela época. Desde então, a motocicleta cresceu de tamanho, chegou a ter 1200cc e em 2021 passou por uma dieta, perdendo o chassi de treliça e ganhando o motor de 937 cm³.
Essa Monster distingue-se das demais pelo esquema de pintura nas cores da bandeira da Itália e uma carenagem frontal não vista nos modelos padrão. Há também um logotipo bordado de 30 anos no assento e uma animação exclusiva no painel TFT de 4,3 polegadas quando você o liga.
A partir daqui, a Monster compartilha muitos componentes com a versão SP de alta especificação existente, como os garfos Öhlins NIX30, 0,6 kg mais leves e aros forjados exclusivos envoltos em pneus Pirelli Diablo Rosso IV. A ponteira de escapamento dupla é fornecida pela Termignoni.
Além disso, a motocicleta vem de série com um amortecedor de direção Öhlins e pinças de freio dianteiras Brembo Stylema, 4 kg mais leves do que as pinças monobloco padrão e flanges de alumínio para os discos de 320 mm, cortando outras 500 gramas.
Colocada na balança, a Monster comemorativa conseguiu ser 4 kg mais leve que o modelo padrão e até 2 kg mais leve que o modelo SP. Apenas 500 unidades serão feitas e você encontrará o número da sua gravado em uma placa no garfo superior.
No mais, trata-se da mesma Monster apresentada em 2021, com o motor entregando 111 cv a 9.250 rpm e 9,5 kgf.m a 6.500 giros. O quadro é do tipo monocoque. São 3 modos de pilotagem, ABS em curvas, 8 níveis de controle de tração, antiwheelie, quickshifter e controle de largada.
Sendo um produto imediatamente colecionável (como muitos outros ultimamente), a Monster 30ª Anniversario vem com um certificado de autenticidade e uma capa especial para guardá-la com carinho na garagem de casa. O preço anunciado é de 17.940 euros.