A Ducati estabeleceu essa semana um acordo de parceria com a Vmoto, fabricante chinesa de veículos de duas rodas elétricos. A expectativa é de que a marca de Borgo Panigale utilize a tecnologia dos parceiros para criar a primeira motocicleta elétrica de sua história.
O acordo, anunciado na quarta-feira (1º) prevê o lançamento de um scooter chamado “CUX Special Ducati Edition”, com a Vmoto comercializando-os como um “produto de luxo de alta qualidade a um preço premium” graças ao logotipo e as cores da Ducati estampados sob licença em suas carenagens.
Com sede em Nanjing, na China, a Vmoto tem como filosofia combinar as capacidades de fabricação chinesas de baixo custo com o design europeu. Eles possuem três marcas: A própria, destinada ao mercado asiático; “E-Max”, que visa o nicho executivo ocidental com produtos premium; e “Super Soco”, que tem sede italiana e está liderando o desenvolvimento da CUX Special Ducati Edition.
A empresa vem em franco crescimento. Suas vendas internacionais no último trimestre aumentaram 80% em relação ao mesmo período do ano passado e subiram 57% em relação ao quarto trimestre de 2018. Foram 3.821 unidades comercializadas nos três primeiros meses do ano, a grande maioria deles (3.122) a clientes europeus.
Por outro lado, não é mais um segredo que a Ducati está interessada em construir um modelo elétrico. O próprio CEO da marca, Claudio Domenicali confessou recentemente que a possibilidade é concreta, entretanto a pequena empresa italiana ainda não possui o know how necessário para produzi-la.
Para melhorar o seu conhecimento na área, a Ducati apoia um grupo de estudantes de Engenharia da Universidade de Bolonha, que construiu um protótipo esportivo elétrico que conquistou o primeiro lugar em uma prova de aceleração. Ou seja, a nova parceria com a Vmoto faz todo o sentido.
Parece, contudo, um pouco cedo para imaginarmos uma Panigale elétrica à venda nas concessionárias em um futuro próximo. O “CUX Special Ducati Edition” da Vmoto parece feito sob medida para medir o interesse do público em um scooter da Ducati. Se a recepção for boa, aí sim teremos motivos para pensar em um modelo eletrificado produzido diretamente em Borgo Panigale.