A Ducati anunciou hoje (30) que irá importar para o mercado brasileiro a versão mais potente da Monster, 1200 e 1200 S. O modelo chega às concessionárias da marca italiana em abril.
Mais de duas décadas após o lançamento da primeira Monster em 1993, (modelo que se tornou a primeira naked da história) a italiana Ducati disponibiliza no Brasil a nova geração da Monster: a 1200 e a 1200 S, que foi apresentada no começo do ano passado, em Tenerife, nas Ilhas Canárias.
A moto possui a última versão do aclamado motor Testastretta 11° Dual Spark, derivado da Ducati 1198. Trata-se de um 2 cilindros em L à 90º, arrefecimento líquido, quatro válvulas por cilindro e capacidade de produzir 135 cv e 12 kgf.m de torque a 7.200 rpm.
Como toda Ducati, a eletrônica é de primeiro mundo. A Monster vem com o pacote ‘Ducati Safety Pack (DSP)’ que inclui 8 níveis de controle de tração, 3 níveis de intervenção do ABS e 3 níveis de perfil do acelerador (Ride By Wire).
Para conter a monstruosidade do motor, são 2 níveis de mapeamento (135-100 cvs, 145-100 cvs) todos integrados às 3 opções dos Riding Modes (Urban, Touring e Sport), que podem ser modificados facilmente com apenas um toque de botão, mesmo com a motocicleta em movimento.
“A Monster 1200 e a Monster 1200 S utilizam tecnologia de última geração para criar uma relação única entre o piloto e a motocicleta, oferecendo uma experiência emocionante e, ao mesmo tempo, muito segura por conta da total integração entre a ergonomia e os equipamentos. É a belíssima e icônica Monster, totalmente modernizada para traduzir o ‘Instinto Monster’ do produto, da marca e o mais importante, do piloto.” (Ricardo Susini, Diretor-Geral da Ducati no Brasil”
O painel também utiliza o chamado TFT (Thin Film Transistor): uma impressionante tela colorida que muda conforme seleção do modo de pilotagem e que combina facilidade de uso com entrega de informação de última geração.
Na ciclística, o modelo apresenta um chassi de treliça tubular. Os freios são Brembo, com eletrônica vinda da Bosch, modelo ABS9MP. As rodas tem dez raios e são de 17 polegadas, com pneus Pirelli nas medidas 120/70 na dianteira e 190/55 na traseira.
Versão S ainda mais monstruosa e exclusiva
A versão ‘S’ é ainda mais esportiva, com um motor de 145 cv e um torque de 12.69 kgf.m, a 7.250 rpm. São apenas 182 kg a seco. Ambas possuem ajuste de altura do assento, aumentando a possibilidade de ajustes para deixar o piloto o mais confortável possível.
A Monster 1200 chega com o preço sugerido de R$ 64.900,00 na cor vermelho Ducati com rodas pretas. Já a Monster 1200 S parte de R$ 73.900,00 e é oferecida em duas opções de cores: Ducati Red ou Star White (com chassi bronze). Os dois modelos chegarão apenas em versões importadas e não serão fabricados no Brasil.