A Ducati apresentou hoje (27) a Monster 1200 25° Anniversario, edição especial da naked italiana que está completando um quarto de século em 2018. Apenas 500 unidades serão produzidas.
O grande destaque do novo modelo é a pintura tricolor no tanque de combustível e capa para o assento do passageiro, que remete a bandeira da Itália. O inspiração também veio da Monster S4RS Testastretta Tricolore, lançada em 2008.
As rodas Marchesini douradas e forjadas em formato de “W” são outra distinção dessa Monster comemorativa, que ainda conta com espelhos retrovisores, tampas de motor, guidão e bocal do tanque de combustível diferenciados.
Os manetes de freio e de embreagem, assim como o suporte para a placa são confeccionados em alumínio, enquanto que os para-lamas, protetor de escapamento e tampa da chave de ignição são em fibra de carbono.
Mecanicamente não houveram inovações, embora o modelo contenha o melhor disponível na prateleira da Ducati, como o motor Testastretta 11° DS, capaz de produzir 147 cv a 9.250 rpm e um torque de 13,4 kgf.m a 7.750 rotações.
Na ciclística, a sueca Öhlins fornece um pacote completo, que vai desde os garfos dianteiros de 48 mm totalmente ajustáveis, assim como o amortecedor traseiro e ainda um útil amortecedor de direção, que aumenta a estabilidade. Os dois discos de freio dianteiros de 320mm são mordidos por pinças Brembo monobloco M50.
Mais de 325.000 mil Monsters já foram fabricadas desde a sua criação em 1993, inaugurando o segmento naked. No entanto, apenas 500 unidades da “Monster 1200 25° Anniversario” sairão da linha de montagem. A motocicleta será a estrada do World Ducati Week (WDW), que acontece no circuito de Misano, Itália, entre 20 e 22 de julho.