Ducati, KTM e Grupo Piaggio anunciaram hoje (13) a paralisação da produção em suas respectivas fábricas na Itália e na Áustria. A medida visa reduzir a disseminação do coronavírus, que alcançou status de pandemia essa semana.
Na Ducati, que tem a sua fábrica localizada próxima à cidade de Bolonha, no norte da Itália, a paralisação acontece após uma forte pressão dos sindicatos locais, que temiam pela segurança dos funcionários e protestavam em várias empresas da região. A situação permanecerá assim até pelo menos o início da próxima semana.
Embora a região da Emilia-Romanha não esteja entre aquelas bloqueadas pelo governo italiano, a Ducati já vinha tomando várias medidas de precaução, como videoconferências, contato com distância mínima de um metro e personalização da estação de trabalho nas linhas de produção.
Na KTM, que tem sua sede na pequena cidade de Mattighofen, a quarenta quilômetros ao norte de Salzburgo, na Áustria, a produção ficará parada por duas semanas. Até o início da semana, o país alpino já havia reportado 102 casos positivos de Covid-19 e fechou 47 postos de fronteira com a Itália.
A decisão de fechar a fábrica foi tomada não apenas para impedir a disseminação do vírus, mas também para mitigar a possível interrupção da cadeia de suprimentos de materiais do norte da Itália. Embora a paralisação não afete vendas e entregas, a KTM admite que os planos de negócios da empresa serão afetados no resto de 2020.
A mesma decisão foi tomada pelo Grupo Piaggio, dono das marcas Vespa, Gilera, Aprilia, Moto Guzzi, Derbi e Scarabeo. As fábricas localizadas em Pontedera, Noale, Mandello de Lario e Scorzè tiveram a sua produção cessada obedecendo ao decreto do primeiro ministro Giuseppe Conte na última quarta-feira (11).
A fábrica de Pontedera abriga o museu Piaggio, que já havia sido fechado, uma linha de produção de scooters Vespa e Gilera, veículos comerciais leves e blocos de motor. Noale é o lar e sede e produção da Aprilia, enquanto em Scorzè (Veneza) são fabricadas motonetas e motocicletas Scarabeo. Mandello del Lario é a localização da Moto Guzzi.
Apesar disso, boa parte da produção de todas as marcas do Grupo Piaggio já ocorre fora da Itália, em fábricas nas cidades de Baramati, na Índia, e Vinh Phuc, no Vietnã. Até o momento, o grupo não está relatando nada sobre isso.