Nos últimos dias surgiram na internet fotos do que parece ser o protótipo de uma Ducati Hypermotard. O interessante é que o motor é completamente diferente, provavelmente monocilíndrico, o que não é visto na marca há 30 anos.
O protótipo foi flagrado rodando em testes na Sicília e chama atenção pela posição do motor, com o cilindro único quase na vertical, montado diretamente na carcaça do motor. Uma tecnologia que a Ducati desenvolveu ao mais alto nível de maturidade de produção nos motores V4.
A cilindrada e a potência do novo motor não é conhecida, mas como tende a competir com a KTM 690 SMT, de 75 cv, estima-se que será em torno disso. A Hypermotard atual, que voltou ao catálogo em 2019, conta com o motor Testastretta 11° de 937 cm³ e rende 114 cv a 9.000 rpm.
Os motores de um cilindro fazem parte da história da Ducati desde o início da década de 1950, com versões de corrida entre 100 cm³ e 175 cm³, depois com 350 cm³ e 450 cm³, com eixo vertical e desmodrômicos, inclusive nas Scramblers.
A última utilização de um motor monocilíndrico pela Ducati foi em 1993 com a Supermono, uma motocicleta de competição pura com 549 cm³ ou 572 cm³ e até 80 cv. O novo motor flagrado aqui parece ser um desenvolvimento totalmente novo.
O chassi também é outro, um quadro de treliça provavelmente de aço, que conecta a cabeça de direção, o motor, o suporte da suspensão e a traseira de alumínio. O próprio braço oscilante está montado no motor. Este flutua visualmente no quadro.
A suspensão é composta de garfos invertidos, provavelmente de 41 mm de diâmetro, e de um amortecedor traseiro praticamente centralizado. O entre-eixos curto e a balança inclinada devem proporcionar uma grande agilidade.
As rodas de alumínio parecem ter 17 polegadas e como as fotos foram tiradas na Sicília, a escolha dos pneus é provavelmente (como sempre acontece com a Ducati) da Pirelli, porque a fabricante italiana tem um grande centro de testes na ilha do Mediterrâneo.
Apesar da camuflagem, a motocicleta parece estar pronta para produção em série e sua apresentação deve acontecer nos episódios da World Premiere nas próximas semanas. De fato, o teaser do dia 2 de novembro, com a mistura de diversão urbana e pista de corrida, retrata bem a moto.