Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Ducati Hypermotard monocilíndrica? Que moto é essa?

Lucas Carioli 14 de setembro de 2023

Nos últimos dias surgiram na internet fotos do que parece ser o protótipo de uma Ducati Hypermotard. O interessante é que o motor é completamente diferente, provavelmente monocilíndrico, o que não é visto na marca há 30 anos.

O protótipo foi flagrado rodando em testes na Sicília e chama atenção pela posição do motor, com o cilindro único quase na vertical, montado diretamente na carcaça do motor. Uma tecnologia que a Ducati desenvolveu ao mais alto nível de maturidade de produção nos motores V4.

A cilindrada e a potência do novo motor não é conhecida, mas como tende a competir com a KTM 690 SMT, de 75 cv, estima-se que será em torno disso. A Hypermotard atual, que voltou ao catálogo em 2019, conta com o motor Testastretta 11° de 937 cm³ e rende 114 cv a 9.000 rpm.

Os motores de um cilindro fazem parte da história da Ducati desde o início da década de 1950, com versões de corrida entre 100 cm³ e 175 cm³, depois com 350 cm³ e 450 cm³, com eixo vertical e desmodrômicos, inclusive nas Scramblers.

A última utilização de um motor monocilíndrico pela Ducati foi em 1993 com a Supermono, uma motocicleta de competição pura com 549 cm³ ou 572 cm³ e até 80 cv. O novo motor flagrado aqui parece ser um desenvolvimento totalmente novo.

O chassi também é outro, um quadro de treliça provavelmente de aço, que conecta a cabeça de direção, o motor, o suporte da suspensão e a traseira de alumínio. O próprio braço oscilante está montado no motor. Este flutua visualmente no quadro.

A suspensão é composta de garfos invertidos, provavelmente de 41 mm de diâmetro, e de um amortecedor traseiro praticamente centralizado. O entre-eixos curto e a balança inclinada devem proporcionar uma grande agilidade.

As rodas de alumínio parecem ter 17 polegadas e como as fotos foram tiradas na Sicília, a escolha dos pneus é provavelmente (como sempre acontece com a Ducati) da Pirelli, porque a fabricante italiana tem um grande centro de testes na ilha do Mediterrâneo.

Apesar da camuflagem, a motocicleta parece estar pronta para produção em série e sua apresentação deve acontecer nos episódios da World Premiere nas próximas semanas. De fato, o teaser do dia 2 de novembro, com a mistura de diversão urbana e pista de corrida, retrata bem a moto.

Tags: Ducati Hypermotard Hypermotard 950 Segredos Slider

Continue Reading

Previous: Suzuki V-Strom 800 com rodas de liga flagrada praticamente pronta
Next: Africa Twin 1100 deve ganhar versão com roda de 19 polegadas em 2024

Leia também

Honda vai mostrar conceito retrô CB1000F SE nas 8 Horas de Suzuka
  • Segredos

Honda vai mostrar conceito retrô CB1000F SE nas 8 Horas de Suzuka

15 de julho de 2025
Honda patenteia superbike elétrica 
  • Segredos

Honda patenteia superbike elétrica 

15 de julho de 2025
Aprilia registra sigla “X GP” e logotipo
  • Segredos

Aprilia registra sigla “X GP” e logotipo

15 de julho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.