A Ducati apresentou hoje (2) em sua World Premiere, as primeiras imagens da Hypermotard 698 Mono, motocicleta inteiramente nova que traz um inédito motor monocilíndrico de curso curto, o primeiro da marca em 30 anos.
Apresentado exclusivamente na semana passada, o motor chamado de “Superquadro Mono” tem, na verdade, 659 cm³ e produz 84,5 cv a 9.500 rpm e 6,3 kgf.m a 8.000 rpm o que o torna o monocilíndrico de estrada mais potente e de maior rotação já produzido.
Apresentado o motor, era hora de conhecer a motocicleta que o envolve. Conforme já esperávamos, trata-se de uma Hypermotard, já flagrada em testes há algumas semanas, com um quadro treliçado de aço que enfatiza a minimização do peso.
Pesando apenas 7,2 kg, o chassi ajuda a moto a pesar meros 151 kg com tudo incluído, embora medidos sem combustível. A Marzocchi fornece os garfos invertidos de 45 mm totalmente ajustáveis, com 215 mm de curso. Atrás, o amortecedor Sachs proporciona 240 mm de movimento.
A motocicleta vem com rodas de liga fundida de 17 polegadas de diâmetro, calçadas em pneus Pirelli Diablo Rosso IV nas 120/70-17 e 160/60-17. Os freios são da Brembo, com pinça dianteira M4.32 para o disco de 330 mm na dianteira e outro de 240 mm na traseira.
Como era de se esperar, a Hypermotard 698 Mono possui uma eletrônica de primeira, com uma IMU no centro de seus sistemas de assistência ao piloto. Além do ABS nas curvas e do controle de tração, há controle de wheelie, com um recurso que permite a elevação controlada da roda dianteira.
Além disso, a moto conta ainda com controle de freio motor, controle de largada e um quickshifter bidirecional, opcional no modelo básico e padrão na versão “RVE”, de especificações mais altas. Todas as configurações são selecionadas por meio de um simples painel LCD de 3,8 polegadas.
A primeira Ducati monocilíndrica desde a Supermono de 1993 chega ao mercado europeu a partir de 12.000 euros na versão básica vermelha. A variante RVE, com decoração especial e quickshifter de fábrica custa cerca de 13.000 euros, preço que varia conforme o país.
A Ducati ainda oferece garantia de 2 anos e exige apenas inspeções de rotina a cada 15.000 quilômetros ou anualmente. O primeiro grande serviço de manutenção no motor desmodrômico está previsto para apenas 30.000 quilômetros rodados.