Mesmo com a obrigação de carregar lastros, Alvaro Bautista está novamente no páreo e lidera o campeonato do WorldSBK. Aqui, a Ducati explica como conseguiu contornar as novas regras.
No WorldSBK, quem ganha, perde. No passado, eram apenas rotações no motor. Para esse ano, foi introduzida uma nova regra, que exige a colocação de lastros no piloto cujo peso não atinja 80 kg. Pilotos abaixo disso precisam adicionar 0,5 kg para cada 1 kg mais leve que forem.
Com seu peso pena de 70 kg, Bautista é atualmente o único piloto do grid que não cumpre o peso mínimo imposto pela FIM, o que obrigou a sua equipe a encontrar uma forma de acrescentar peso em sua moto sem prejudicar a pilotagem e o desempenho.
“O limite de peso da moto é o mesmo do ano passado, 168 quilos. O Álvaro pesa 70 quilos com o kit dele, então o lastro é de cinco kg”, explicou Serafino Foti, gerente de equipe da Aruba.it Racing ao GPone referindo-se aos 50% da diferença de peso que a equipe deve adicionar até chegar aos 80 kg.
“Você pode usar escapamento de titânio ou de aço, parafusos de um material ou de outro, usar carenagem de ABS em vez de fibra de carbono… depende da equipe, no final das contas, o importante é que a moto deve pesar 173 quilos“, explicou Foti.
Dessa forma, Foti esclarece que a Ducati segue fielmente o regulamento, que exige nada mais do que adicionar cinco quilos de peso na moto de Bautista. A forma e a distribuição do peso é que fazem toda a diferença. E nem tudo precisa ser puramente lastro.
No caso da Panigale V4R de produção, por exemplo, a diferença entre o escapamento com coletores de aço e o Akrapovic de titânio é de 5 kg, pelo que a equipe pode jogar entre diferentes materiais de escape, pneus e carenagens para atingir os 173 kg exigidos sem colocar lastro.
Mesmo assim não foi fácil. Bautista sofreu bastante nos testes pré-temporada e nas primeiras corridas, mas vem conseguindo contornar as dificuldades nas pistas que melhor conhece, como Barcelona e Assen, no último final de semana, onde subiu no pódio todas as vezes e agora é líder do campeonato.
“Quem diz que [o peso extra] não muda nada está mentindo, primeiro porque não têm os nossos dados, e segundo porque não o podem provar. Posso garantir que existem diferenças importantes que afetam o Álvaro, especialmente na seção dinâmica da moto“, completou Foti.
Seja como for, o fato é que o campeonato de 2024 está bem mais disputado do que o dos últimos anos. Bautista lidera com 123 pontos contra 117 de Toprak Razgatlioglu (BMW) e 109 de seu companheiro de equipe, Nicolo Bulega. A próxima etapa acontece em Misano entre 14 e 16 de junho.