A Ducati Panigale V4 não será a única motocicleta com motor de quatro cilindros em V. A marca italiana já trabalha em uma nova versão mais barata e simples de produzir, que pode dar origem a toda uma nova linha de motocicletas.
A afirmação foi feita pelo próprio CEO da marca, Cláudio Domenicali: “Haverá mais motores V4 no futuro. É uma plataforma muito forte, muito sólida“, disse aos Motorcycle News. “Também é muito leve, embora o câmbio, embreagem e o cárter sejam realmente robustos”, completou.
“Dentro de pouco tempo, as versões mais caras de nossas motos irão nessa direção“, continuou. Antes disso, no entanto, a Ducati terá que reestruturar seu catálogo atual assim como seus processos de produção, já que o complexo V4 precisa de o dobro de tempo de montagem comparado ao último V-Twin.
“O novo motor será baseado nesta tecnologia, mas projetado para percorrer longas distâncias e terá custos menores de manutenção. É aí que estamos focados agora, mas ainda vamos levar algum tempo“, ressaltou Domenicali. Vale lembrar que as normas antipoluição do Euro5 entram em vigor em 2020.
Apresentado no ano passado, o motor “Desmosedici Stradale” é o primeiro V4 realmente produzido em série da Ducati. Derivado da GP15 de MotoGP, o propulsor possui, na verdade, 1.103 cm³ e uma potência que pode chegar a 230 cv na versão Speciale.
A principal preocupação da Ducati no momento está sendo desenvolver uma versão desse motor com exatos 1.000 cm³ para ser homologado ao Mundial de Superbike em 2019. Só depois disso é que os italianos irão realmente se debruçar em uma plataforma mais acessível para outras motos de produção.
Mas que motos seriam essas? Provavelmente não será a Diavel e Multistrada, que compartilham o mesmo motor V-Twin de 1260cc e que acaba de receber atualizações importantes. A conclusão mais lógica seria a Monster 1200, assim como a ressurreição da Streetfighter, uma possibilidade comentada aqui.