A Ducati anunciou que está desenvolvendo, em conjunto com a Lamborghini, um novo sistema inteligente de comunicação com veículos que promete revolucionar mais uma vez a segurança em duas rodas.
A inauguração teve lugar em Lausitzring, na Alemanha, num evento organizado pelo ‘Connected Motorcycle Consortium’, um consórcio que Ducati se juntou em 2016 com o objetivo de incluir veículos de duas rodas no futuro da mobilidade conectada para melhorar a segurança.
Numa exposição envolvendo uma Ducati Multistrada V4 e um Lamborghini Urus especialmente equipado, a fabricante de Bolonha revelou o protótipo do que chama de sistema de “Comunicação com Veículo”, também conhecido como ‘V2V’.
O sistema baseia-se na comunicação eletrônica com outros usuários compatíveis emitindo avisos no painel de instrumentos em situações específicas, caso surjam perigos invisíveis. É parecido com o dispositivo que acabou de ser lançado na BMW R1300GS, porém vai mais longe.
O desenvolvimento da Ducati foi demonstrado em três cenários específicos: no primeiro, o ‘Intersection Movement Assist’ (IMA) emite um aviso no painel de um carro compatível se ele estiver se aproximando de um cruzamento e detecta que uma moto possivelmente invisível está se aproximando.
No segundo cenário possível, o aviso de ‘Do Not Pass Warning’ – DNPW (ou Aviso de Não Passar) é exibido no painel da motocicleta ao filtrar o tráfego e detecta que um veículo talvez invisível à frente está indicando para atravessá-la.
O terceiro, ‘Left Turn Assist’ se aplica quando uma moto e um carro se aproximam em direções opostas e o motorista pode não ter visto o motociclista e virar em seu caminho. Neste caso, um aviso pisca no painel da motocicleta conforme indicado pelo motorista.
“Para a Ducati a questão da segurança rodoviária é realmente importante”, disse Simone Di Piazza, Gerente de Inovação da Ducati. “Temos a convicção de que a comunicação entre veículos, quando introduzida em todas as motos e carros, terá um papel fundamental na redução do número e da gravidade dos acidentes envolvendo motociclistas.”
A Ducati investe pesado em tecnologia. Foi a primeira fabricante de motos a ter toda a sua linha equipada com ABS em curvas e a primeira a introduzir o controle de cruzeiro adaptativo baseado em radares, na Multistrada V4 em 2020.
Além de terem suas sedes na mesma cidade, Bolonha, tanto a Lamborghini como a Ducati são propriedade da Audi, que faz parte do grupo Volkswagen, o que implica que o sistema pode ser implementado num grupo vasto de veículos.