A Ducati do Brasil anunciou ontem (31) que vai disponibilizar no país a nova Multistrada 1260. O novo modelo, com motor de válvulas variáveis e 64 cm³ extras parte de R$ 74.900,00.
Apresentada mundialmente no Salão de Milão de 2017, a Multistrada 1260 recebeu o mesmo motor “Testastretta TVP” que já equipava a Ducati Diavel. Sua grande vantagem não é a potência final (158 cv, contra 154 cv da 1200cc) e sim o aproveitamento do torque máximo.
Graças às válvulas que se abrem e fecham em tempos diferentes, o abundante torque de 13,1 kgf.m já está totalmente disponível à apenas 5.000 rpm e 85% já pode ser aproveitado a meros 3.500 rotações. O que, claro, colabora muito principalmente em estradas sinuosas com subidas íngremes.
Ajustes menores também foram feitos. A distância entre-eixos, por exemplo, é 55 mm maior; o ângulo de cáster passou de 24 para 25 graus; os garfos invertidos Kayaba possuem ajuste semi-ativo, graças uma nova centralina avançadíssima.
Aliás, na eletrônica a Multistrada 1260 continua sendo um show a parte. O painel é inteiramente digital de TFT e habilita o condutor a passar suas diversas funções através de comandos nos punhos. São oito níveis de controle de tração e de ABS. A moto ainda conta com antiwheelie, quickshifter, acelerador ride-by-wire, controle de cruzeiro e ignição sem chave.
No exterior, a Multistrada 1260 é oferecida em três versões: Standard, S/D-Air e S Pikes Peak. No Brasil, serão oferecidas apenas duas, Standard (R$ 74.900,00) e S (R$ 84.900,00), a única que conta com suspensões semi-ativas e faróis direcionais. Ambas, no entanto, estarão disponíveis apenas na cor vermelha.