Um dos anúncios mais surpreendentes que a Ducati pode fazer nas próximas semanas é o de uma Diavel com motor V4. E aqui você já confere o protótipo rodando em testes.
As fotos conseguidas pela revista alemã Motorrad são nítidas e mostram perfeitamente o motor Desmosedici Gran Turismo (o mesmo que equipa a Multistrada V4) no centro da cruiser disponibilizando provavelmente 1.158 cm³, 170 cv e 125 Nm.
Para seu uso na Diavel é possível que o motor tenha sido modificado. 1.158 cm³ são exatamente 104 cm³ a menos que o V-Twin DVT Testastretta de 1.260 cm³ atual. Os engenheiros podem ter derramado um pouco mais de deslocamento e as tampas dos cilindros diferentes são um indicativo.
O chassi deve ser completamente novo. Nas três gerações anteriores, o quadro de treliça sempre foi a espinha dorsal da estrutura da Diavel. O protótipo não ostenta a mesma tubulação aparente indicando que o modelo V4 deve vir com chassi monocoque, como a Panigale V4.
O novo braço oscilante de apenas um lado não se assemelha a nenhum dos modelos atuais, portanto, a roda traseira da XDiavel S usada no protótipo deveria ser apenas camuflagem. Camuflada também está a carroceria. Mas não resta dúvidas de que o design da motocicleta já está pronto.
A Ducati tem um intenso cronograma de apresentações para revelar suas novidades de 2023 nas próximas semanas. Difícil imaginar que a Diavel V4 não esteja entre elas, provavelmente no episódio “Dare to be Bold” algo como “atreva-se a ser ousado” e que vai ao ar em 28 de outubro.
Ducati World Premiere 2023
02 de setembro. Episódio 1: The Unexpected (Streetfighter V4 Lamborghini)
15 de setembro, Episódio 2: Ready For More?
29 de setembro, Episódio 3: Unlock Eart
07 de outubro, Episódio 4: This is Racing
20 de outubro, Episódio 5: Push Forward
28 de outubro, Episódio 6: Dare to be Bold
07 de novembro, Episódio 7: Next Gen Freedom