A Ducati apresentou ontem (28) uma Diavel com motor V4 para 2023. É o quarto modelo da marca a receber o propulsor derivado da MotoGP, o que aumentou a sua potência para até 177,5 cv.
A motocicleta chega para substituir a Diavel com motor V-Twin de 1260cc que estreou em 2019. Além de mais potente, a V4 também é 13 quilos mais leve tirando 5 kg apenas do motor e 8 kg do resto. Mas ainda é uma beldade “plus size”, pesando um total de 223 kg a seco.
O motor de 1.158 cm³ “V4 Granturismo” é o mesmo da Multistrada V4, ou seja, ajustado para girar menos e entregar um torque mais abundante em baixas rotações. O chassi também é novo, do tipo monocoque de alumínio, que substitui o treliçado de aço da 1260.
Além disso, como a recém lançada Multistrada V4 Rally, o conjunto traseiro de cilindros também é desligado em baixas rotações para diminuir o consumo e as emissões. Não é errado dizer que a Diavel V4 funciona como uma bicilindrica comum nessas situações.
Seja como for, quando solicitada a pleno, a Diavel V4 entrega 166,3 cv e 12,8 kgf.m de torque, bem mais que os 159 cv da Diavel 1260. Se você comprar também o sistema de escape completo com cabeçotes de aço, silenciador de titânio e tampa de carbono a potência aumenta para 177,5 cv e tira outros 11 kg.
Embora não pareça em uma primeira olhada, a chegada do novo motor obrigou os engenheiros da Ducati a fazer um rearranjo da geometria da moto. O assento a 790 mm é 10 mm mais alto do que antes. A suspensão traseira tem 15 mm a mais de curso para maior conforto.
O poder de frenagem como sempre é fornecido por pinças Brembo Stylema dianteiras com discos duplos de 330 mm. Os garfos invertidos de 50 mm ajustáveis para compressão, pré-carga e recuperação sustentam a moto sobre novas rodas com pneus 120/70-17 e 240/45-17 na traseira.
Ao sentar-se comodamente para desfilar, o condutor encontra um novo display TFT de cinco polegadas que pode ser conectado ao seu telefone e possui navegação curva a curva. São quatro modos de pilotagem, controle de tração sensível à inclinação, ABS em curvas e antiwheelie.
Estranhamente a Ducati optou por não instalar um controle de cruzeiro adaptativo (aquele orientado por radares), o que provavelmente será feito na futura versão V4S. Na traseira, a lanterna fica abaixo da cauda formando um padrão de iluminação pontilhado que deve facilitar reconhecê-la nas ruas.
A Diavel sempre foi para poucos e a V4 será ainda mais. O modelo antigo na Europa girava os 20.000 euros e a nova deve ficar em torno de 27.000. Mas o comprador recebe duas opções de cores, vários acessórios para escolher e tem todos os mimos possíveis da rede de concessionárias.