Em uma mensagem muito curta, a Ducati anunciou a chegada de uma versão especial de um de seus modelos para o modelo do ano 2022. Ao que tudo indica é uma edição limitada da Panigale V4 em homenagem a um de seus mais vitoriosos pilotos, Troy Bayliss.
Bayliss foi o principal representante da Ducati no Mundial de Superbike (WorldSBK) durante a década de 2000, vencendo 52 corridas e três títulos no processo. O australiano também ostenta uma vitória na MotoGP, o GP de Valência de 2006, aquele em que Nicky Hayden foi campeão derrotando Valentino Rossi.
Não seria a primeira vez que a marca faz algo semelhante. Em 2019 eles apresentaram, no circuito de Laguna Seca, uma Panigale V4 especial em homenagem à Carl Fogarty, que conquistou quatro títulos mundiais no WorldSBK com uma Ducati 916 durante os anos 1990.
Nos últimos meses, a fabricante bolonhesa dedicou uma seção especial em seu museu à Bayliss, que sofreu um grave acidente de bicicleta em sua terra natal em maio, fraturando a vértebra C4 e ficando inconsciente. Não se sabe exatamente quais são suas atuais condições no momento.
Na Austrália seu filho Oli já venceu corridas com uma Ducati e o próprio Bayliss já pilotou uma Panigale V4 com pintura especial “21” (foto acima) durante o World Ducati Week de 2018. Há uma semana, eles também postaram o vídeo abaixo em homenagem ao tricampeão.