No ano passado, a Ducati apresentou, no Salão de Milão, a Multistrada 1260. Agora chegou a vez da versão Enduro receber o novo motor e o lançamento acontecerá já na próxima sexta-feira (12).
A marca italiana enviou aos meios de comunicação hoje (9) uma imagem onde podemos ver apenas o logotipo da Ducati sujo de terra e água (acima). Os mais atentos logo notaram que tratava-se do nariz da Multistrada Enduro e seus característicos vincos centrais.
O motor é uma evolução do “Testastretta DVT” da Ducati Diavel, que contém como grande diferencial um sistema de válvulas variáveis (DVT), o que permitiu que sua potência fosse elevada a 158 cv a 9.500 rpm, com um torque de 13,1 kgf.m à 5.000 rotações.
A diferença em termos práticos é pequena, já que o modelo atual produz 154 cv de potência a 9.500 rpm e 13.05 kfg.m à 7.500 rpm. Como podem notar, o torque é praticamente o mesmo, apresentando-se apenas ligeiramente mais cedo, graças ao acionamento variável das válvulas.
A unificação no entanto, faz todo o sentido para a Ducati. Manter dois motores diferentes em produção para a mesma motocicleta não é o melhor caminho economicamente falando. Vale lembrar que agora a Multistrada Enduro terá de enfrentar a novíssima BMW R1250GS, sua principal concorrente.
Por que a Ducati escolheu uma data como 12 de outubro para revelar uma novidade tão importante? Essa tem sido a estratégia adotada pelas marcas para não “congestionar” os principais eventos, como o Salão de Milão, que acontece esse ano entre 6 e 11 de novembro.
Vale lembrar que a Ducati é a vedete do evento, reservando uma noite exclusiva na véspera apenas para revelar suas novidades do próximo ano. Nessa ocasião, a nova Diavel Diavel também será mostrada com novidades, inclusive no motor.