A Ducati apresentou hoje (3) a Desmo450 MX, versão de produção da sua primeira motocicleta de cross desenvolvida nos últimos anos. O modelo já participa com sucesso de campeonatos nacionais e internacionais.
Desenvolvida pelos piloto Tony Cairoli e Alessandro Lupino nos últimos 18 meses, a Desmo450 MX possui um motor monocilíndrico de 449,6 cm³ com distribuição desmodrômica, marca registrada da Ducati, porém única no universo do motocross.
Graças ao sistema desmodrômico, foi possível atingir maiores acelerações de válvulas do que os sistemas tradicionais, permitindo assim a definição de perfis de came mais agressivos com o mesmo diâmetro e, como resultado, uma curva de torque mais estendida e sustentada a ser alcançada.
Com um diâmetro e curso de 96 x 62,1 mm, esse motor desenvolve 64 cv a 9.400 rpm e 53,5 Nm de torque máximo a 7.500 giros. As válvulas de admissão são feitas de titânio e as de exaustão de aço. O tensor da corrente é operado hidraulicamente, de modo a oferecer uma ação mais precisa.
Abraçando o motor, está uma estrutura perimetral de alumínio, design escolhido para obter uma estrutura leve e com o menor número possível de soldas atingindo assim os alvos desejados de leveza, confiabilidade e rigidez. O quadro todo pesa apenas 8,96 kg.
Nas suspensões, a Desmo450 MX conta com garfos invertidos Showa de 41 mm de diâmetro, com 310 mm de curso na dianteira e um amortecedor em alumínio anodizado preto ajustável na pré-carga com 301 mm de curso na traseira.
Os discos de freio de 260 mm na frente e 240 mm atrás são fornecidos pela Galfer e foram desenvolvidos com o objetivo de reduzir o peso das massas não suspensas, minimizar o efeito giroscópico e aumentar o manuseio da moto. Os pneus são Pirelli Scorpion MX32.
Os painéis laterais e as placas de número laterais, em particular, foram projetados de forma a facilitar, os movimentos do piloto em várias situações de pilotagem e têm uma textura que facilita a aderência das pernas em aceleração e em saltos. Sem combustível, a motocicleta pesa apenas 104.8 kg.
Na parte eletrônica, Desmo450 MX é equipada com controle de largada, gerenciamento do freio motor, dois modos de pilotagem e controle de tração, gerenciados pelo painel de botões no lado esquerdo do guidão. Além disso há um quickshifter e conectividade com o smartphone.
A moto começa a chegar aos concessionários europeus em junho apenas na cor vermelha. Como toda máquina de cross, a substituição do pistão é definida em 45 horas, juntamente com a verificação da folga da válvula, enquanto a revisão geral do motor é definida em 90 horas.

