Conforme já era esperado, a Ducati apresentou hoje (3) em sua World Premiere, a DesertX Rally, versão ainda mais radical de sua principal adventure. A motocicleta vem com uma série de modificações e acessórios extras.
A versão já havia sido descoberta desde julho, quando documentos de homologação norte-americanos foram descobertos. Lançada em 2021, a DesertX já se firma como um sucesso, sendo o terceiro modelo mais vendido da Ducati nos últimos relatórios de venda.
A versão Rally dispensa a pintura branca que marca o modelo standard para a chegada de uma nova combinação vermelha, cinza e branca. Distingue-se ainda por um para-lamas dianteiro mais alto (para evitar que a roda fique obstruída com lama), maior comprimento e suspensão de maior curso.
O motor L-Twin Testastretta 11º de 937 cm³ permanece o mesmo da versão standard (que por sua vez é o mesmo da Multistrada V2) e que rende 113 cv a 9.000 rpm e 9,5 kgf.m a 6.750 rpm. O quadro treliçado de aço também não sofreu alterações.
Já as rodas de 21 e 18 polegadas contam agora com aros raiados de aço carbono fornecidos pela Takasago Excel, usando pneus Pirelli Scorpion Rally STR com câmara interna. A suspensão também foi alterada, trocando o hardware padrão por um arranjo mais focado no off-road.
Isso significa garfos dianteiros KYB de cartucho fechado de 48 mm, ajustáveis para compressão e rebote, com 250 mm de curso – ou 20 mm a mais. O mesmo aumento foi visto na traseira (saltando para 240 mm) graças a um amortecedor totalmente ajustável com um pistão maior de 46 mm.
Além disso, o braço oscilante em alumínio tem um novo ponto de fixação e foi instalado um amortecedor de direção Öhlins ajustável para o piloto, fixado diretamente no guidão, para estabilizá-lo melhor nos incríveis jogos de direção que a prática off-road exige.
Todos esses aprimoramentos deixaram a DesertX Rally bem alta: distância em relação ao solo é de 280 mm, isto é, 30 mm mais do que a motocicleta padrão. O assento está a exorbitantes 910 mm do chão. Definitivamente esta não é uma moto para baixinhos.
Mas para deixar toda essa radicalidade sob controle, a Ducati instalou um belo pacote eletrônico, com seis modos de pilotagem (Sport, Touring, Urban, Wet, Enduro e Rally), controle de tração, ABS em curvas, e antiwheelie, tudo comutável para o off-road, é claro.
Tudo isso é gerenciado por meio de uma tela TFT colorida de 5 polegadas montado verticalmente, com conectividade com smartphones. Além disso, será oferecida uma ampla gama de acessórios, incluindo um escapamento de corrida Termignoni que aumenta a potência e o torque em 7%.
Além do desempenho, o preço da DesertX Rally também é bem superior, cerca de 4.000 euros a mais que a versão standard, deixando a motocicleta por volta dos 20.000 euros, dependendo do país. Isso é quase o preço da nova BMW R1300GS bem mais potente. Mas que não é uma Ducati…