A Ducati apresentou hoje (27) a DesertX Discovery, versão já equipada para realizar longas viagens. A motocicleta vem com uma série de melhoramentos e úteis acessórios de série.
Apresentada em 2021, a Ducati DesertX é uma motocicleta derivada da Ducati Multistrada, com maior enfoque no Off-Road e na pilotagem esportiva. O quadro possui uma geometria totalmente diferente, para possibilitar a pilotagem em pé, além de outras modificações.
Apesar disso, a DesertX era bastante standard para quem gosta de viajar para longe. Um problema que acaba de ser corrigido com essa versão Discovery, que traz de série protetores de mão, de carroceria, de motor, cavalete central, para-brisa mais alto e punhos com aquecimento.
Além disso, a Discovery vem com malas laterais de alumínio de 76 litros cada, que por si só já são caríssimas. O sistema de navegação é turn by turn e pode ser controlado pelo aplicativo da Ducati. A pintura, em vermelho e preto, com adesivos brancos, também é exclusiva da versão.
Mecanicamente a DesertX continua com o mesmo motor, o V-Twin Testastretta semelhante ao da Panigale V2 que rende 113 cv a 9.000 rpm e 9,5 kgf.m de torque a 6.750 rpm. Possui três modos de condução, dois deles exclusivamente dedicados ao Off-Road.
O que o segmento superbike era nos anos 2000, o segmento das big trails é agora: o mais prestigiado do motociclismo. Não é a toa que as principais fabricantes têm seus modelos e não estão de brincadeira, colocam nelas a última palavra em tecnologia.
A Ducati não está de fora, e a linha DesertX agora passa a contar com três modelos. A nova Discovery provavelmente será posicionada como uma intermediária entre a Standard e a Rally, esta decididamente racing, apresentada no fim do ano passado.
A Ducati DesertX Discovery, portanto, chega aos concessionários europeus da no mês de julho. O preço não foi anunciado, mas certamente pedirão bem mais do que a versão standard. É bem possível que ela desembarque no Brasil no futuro.