A Ducati do Brasil confirmou que a DesertX chega às concessionárias da marca no país essa semana pelo preço que parte de R$ 97.990. Introduzida no exterior em 2021, a big trail já vem fazendo sucesso.
Apresentada em dezembro de 2021, a Ducati DesertX é uma versão extrema da Multistrada V2, com apelo decididamente off-road. O design foi inspirado nas Cagiva Elefant que competiam no Rali Dakar no começo da década de 1990 e foram campeãs com Edi Orioli.
O motor é o mesmo da Multistrada V2, ou seja, o Testastretta V-twin de 937 cm³, que rende 113 cv a 9.000 rpm e 9,5 kgf.m a 6.750 rpm. Já o quadro treliçado de aço é totalmente novo, montado em garfos Kayaba com 230 mm de curso na dianteira e 220 mm na traseira.
A posição de pilotagem foi pensada para o uso off-road. A posição das pedaleiras e do guidão visam formar um “triângulo” quando o piloto estiver de pé. Da mesma forma, essa é uma motocicleta bastante alta: o assento está a 875 mm do solo.
A parte eletrônica conta com seis modos de condução, quatro modos de potência, dois deles off-road com níveis variados de potência, patinagem das rodas e intervenção do ABS, para permitir ao piloto realizar travessuras quando estiver longe do asfalto.
O tanque de combustível comporta 21 litros (com opção para 8 litros extras) e um conjunto completo de malas de alumínio e outros acessórios estarão disponíveis (na Europa) onde já faz muito sucesso: em 2022, foi o terceiro modelo mais vendido da marca com 1.442 entregas.
No Brasil, a Ducati DesertX começa a ser oferecida essa semana a partir de R$ 97.990. Um preço competitivo levando-se em conta que a Honda Africa Twin 1100 Adventure Sports parte de R$ 109.130 e a BMW R1250GS Adventure R$ 129.500,00, embora sejam maiores em deslocamento.