Lembram-se de Nigel Mansell, piloto de Fórmula 1 bigodudo dos anos 1980 e 1990 que teve uma forte rivalidade com Ayrton Senna e Nelson Piquet? O britânico colocou sua Ducati 906 Paso em um leilão na Inglaterra. Além de imaculada, a motocicleta vem com seu autógrafo e uma boa história.
Construída em uma época em que os quatro grandes fabricantes japoneses dominavam o cenário das duas rodas, a 906 Paso foi introduzida em 1986 para homenagear o corajoso piloto italiano Renzo Pasolini “Paso”, que morreu em um acidente no Grande Prêmio de Monza de 1973.
Apesar de parecer hoje tão fora de forma quanto às medidas de Sidney Magal, a 906 Paso é um modelo significativo na história da Ducati. Seu motor V-Twin de 904 cm³ que produz 88 cv foi o primeiro da marca a vir com refrigeração líquida. A motocicleta pode ser considerada também como a primeira a realmente mirar uma fatia de mercado dominado pelas japonesas.
Apesar dos argumentos, o público da época não curtiu muito a 906 Paso, talvez por ser muito diferentona das antigas Ducati, além de não ser rápida o suficiente para atrair compradores das japonesas. Seja como for, o modelo abriu o caminho para futuros clássicos da marca, como a 851, 888 e 996.
Nem mesmo Mansell se deu ao trabalho de comprar a motocicleta: ganhou-a de presente quando ingressou na equipe Ferrari em 1989. Em sua autobiografia, ele conta que um dia viu uma Testarossa no estacionamento de Maranello e mencionou ao seu anfitrião o quanto gostava do carro. Na semana seguinte, um exemplar foi deixado em sua casa, na Ilha de Man.
Com isso em mente, Mansell avistou uma Ducati 906 Paso no estacionamento da fábrica em outra visita e novamente mostrou interesse pelo veículo. Assim como da prmeira vez, uma motocicleta idêntica apareceu em sua casa, três semanas depois!
O exemplar de Mansell foi fabricado em 1989 e está em excelente estado contendo todos os registros que comprovam o campeão mundial de 1992 como legítimo dono, como um Certificado de Exportação do Tesouro para a Inglaterra, além de manuais e recibos.
Com o hodômetro marcando 22 mil km, a Ducati 906 Paso de Mansell está sendo anunciada na casa de leilões “Silverstone Auctions” entre 5 e 6 mil libras e o comprador ganha de brinde sua autobiografia e uma capa de assento, ambos autografados, é claro. Exemplares “comuns” podem ser vistos à venda entre £ 3.500 e £ 4.000.