A equipe oficial da Ducati anunciou hoje (28) que vai correr de azul no GP da Itália de MotoGP, que acontece no próximo fim de semana em Mugello. Trata-se de uma homenagem à Seleção Nacional do país, que utiliza essa cor.
Imortalizado na Seleção Italiana de Futebol, quatro vezes campeã mundial, o azul também é utilizado em outros esportes como o vôlei e o basquete. A tradição é, na verdade, muito mais antiga, uma homenagem aos Savóias, família real que protagonizou a unificação da Itália no século 19.
“As seleções italianas emocionam milhões de italianos e sentimos que fazemos o mesmo durante as corridas representando o país em circuitos de todo o mundo. Por ocasião do nosso GP de casa, optamos por criar uma ligação entre a paixão vermelha que nos distingue na pista e a cor azul que nos une nos esportes”, disse Mauro Grassilli, diretor de marketing esportivo da Ducati.
A decoração das motos será revelada apenas no Warm Up da corrida, na manhã de domingo, 2 de junho. Além disso, todos os demais membros da equipe Ducati Lenovo Team utilizaram trajes em azul, que ainda conta com detalhes em branco e dourado.
Recentemente, a Ferrari também correu com uma pintura comemorativa azul no Grande Prêmio de Fórmula 1 de Miami, no início do mês de maio. O motivo, entretanto, era outro: celebrar os 70 anos de participação da marca no mercado norte-americano.