A Ducati está mesmo em um bom momento. A fabricante italiana conquistou recentemente a sua primeira vitória no Japonês de Superbike (JSB1000 Championship), nesse que é o seu ano de estreia no Campeonato.
O feito histórico coube ao piloto Ryo Mizuno, com uma Ducati Panigale V4R do Team Kagayama, na quinta etapa do campeonato, realizada no último final de semana, entre 24 e 25 de agosto, no circuito de Motegi, que ironicamente pertence à Honda.
Mizuno, que já havia conquistado a pole position no sábado, assumiu a liderança após ultrapassar Kohta Nozane (Honda) na volta inicial e depois liderou a corrida até a linha de chegada, estabelecendo ainda a volta mais rápida na sétima de vinte voltas.
Na bandeira quadriculada, Mizuno estava com uma vantagem de 4.135 segundos sobre a Yamaha YZF-R1 de fábrica de Katsuyuki Nakasuga, conhecido piloto da marca com vitórias nas 8 Horas de Suzuka e participações na MotoGP. Em terceiro, outra Ducati, a de Yuki Okamoto.
A vinda da Ducati para o Campeonato Japonês de Superbike é uma estratégia para ampliar a clientela da marca no Japão e também entender como as corridas de lá funcionam visando, quem sabe, uma vitória nas prestigiadas 8 Horas de Suzuka, nas próximas edições.
“É um projeto completamente novo, iniciado recentemente, mas capaz de dar os primeiros frutos” disse Paolo Ciabatti na estreia em março. “Temos consciência de que é um desafio difícil, mas a Ducati acredita muito nesse projeto. Há uma troca contínua de informações entre nossos engenheiros e os de lá para tentar melhorar a Panigale e sermos protagonistas como fomos na primeira etapa.“
Enquanto isso não acontece, eles se concentram no All Japan Supebike onde eles podem ser campeões ainda esse ano. Após essa etapa, Mizuno está na segunda posição da classificação geral do campeonato, 19 pontos atrás do líder Nakasuga.