Durante a apresentação da equipe para 2017, na semana passada, a Ducati confirmou que está trabalhando em uma nova motocicleta que utilizaria o motor V4 da MotoGP. Esse novo modelo também seria futuramente introduzido no World Superbike.
A afirmação foi feita pelo site Asphalt and Rubber, que estava na apresentação e ouviu a confirmação diretamente de Claudio Domenicalli, o CEO da Ducati. O motor da MotoGP possui 1000 cm³ e quatro cilindros em V dispostos à 90º, enquanto as mais sofisticadas superbikes de rua possuem “apenas” dois.
“O desenvolvimento de motores que fizemos na MotoGP é excepcional. Temos um motor que é muito confiável, muito leve, compacto e tem muita tecnologia interessante. Estamos seriamente pensando em apresentá-lo aos clientes regulares, porque é uma obra-prima da engenharia. Claro, traduzido em algo que pode ser vendido por um preço razoável, se não premium. Assim, não será uma espécie de moto exótica como a Desmosedici, mas uma ‘sportbike’ de alta especificação.” (Claudio Domenicali)
Em seguida, Domenicali foi questionado se essa nova moto poderia ser introduzida futuramente no World Superbike, o campeonato mundial das motos de série. O CEO, surpreendentemente foi direto: “absolutamente, sim“, respondeu o italiano.
Entretanto, a mesma publicação avisa que a Desmosedici V4 “de rua” não deve estar nas concessionárias antes de 2018 e no World Superbike antes de 2019. O chefe da divisão de corridas Paolo Ciabatti garante que a atual Panigale R continuará em vigor nas próximas duas temporadas, pelo menos.
“Com certeza vamos correr com a Panigale em 2017 e 2018“, disse Ciabatti. “Mas, não se pode negar o fato de que as atuais regras do World Superbike favorecem motos com um motor de quatro cilindros – um afastamento das regras do ‘Ducati Cup’ que vimos no final dos anos 1990 e início dos anos 2000“, relembrou.
Nos últimos anos as montadoras ficaram mais abertas em oferecer (um pouco mais) da tecnologia das pistas à seus clientes cobrando um alto preço por isso, é claro. Em 2015, depois de uma longa espera, a Honda lançou a RC213V-S, versão de rua da moto que compete na MotoGP. O modelo teve preço estratosférico e produção limitadíssima, mas todas as unidades foram vendidas.
No ano passado, a KTM anunciou que futuramente fará algo semelhante com a RC16, o protótipo que irá debutar na MotoGP em março. A Aprilia também desenvolveu uma versão especial da RS-V4, com três pacotes de competição diferentes. Sendo uma montadora premium, faz todo o sentido a Ducati querer entrar nessa fatia de mercado.