A Ducati confirmou hoje (23) a volta de Casey Stoner para 2016, atuando como piloto de testes e embaixador da marca italiana. O anuncio aconteceu apenas uma hora depois da Honda confirmar sua partida.
O piloto de 29 anos se mostrou muito entusiasmado por estar retornando à Ducati, equipe que conquistou seu primeiro título mundial de MotoGP em 2007. Stoner disse que vai ajudar os pilotos Andrea Iannone e Andrea Dovizioso como puder.
“Tem sido uma grande jornada com a Honda HRC ao longo dos últimos cinco anos. Ganhar o campeonato de 2011 foi, obviamente, um ponto alto, fiz muitos amigos e formei relacionamentos duradouros ao longo do caminho. Para 2016 Estou muito animado ao anunciar que regressarei à Ducati! Eu tenho tantas memórias fantásticas e ter a oportunidade de trabalhar com eles novamente é algo muito especial. Gigi Dall’Igna trouxe uma nova abordagem e eu estou ansioso para ajudar a equipe, Andrea Dovizioso e Andrea Iannone no que puder. A marca Ducati seus fãs tem sido uma parte tão grande da minha carreira e da minha vida, por isso vai ser realmente ótimo começar outro capítulo com esta marca icônica.” (Caseu Stoner)
O CEO da Ducati, Claudio Domenicali também comemorou o retorno de Stoner, até o momento o único a conseguir ser campeão com as Desmosedici. O dirigente espera contar com a experiência e com o prestígio do australiano.
“Stoner manteve-se sempre nos corações de todos os ‘Ducatisti’ (os fãs da marca) e estou realmente satisfeito de que tenha decidido voltar para a nossa família. Casey tem um talento extraordinário e com a sua experiência, será capaz de dar um contribuição importante para Gigi e os dois Andreas no desenvolvimento da moto. Sua presença na Semana Mundial da Ducati em 2016 será um presente especial para todos os fãs e entusiastas, que finalmente terão a oportunidade de conhecer este grande campeão que trouxe o título mundial de 2007 para Borgo Panigale e que ganhou numerosas corridas com a Desmosedici GP.” (Claudio Domenicali)
Em seu período na Ducati, que se estendeu de 2007 a 2010, Stoner venceu um total de 23 corridas. O australiano, inclusive, ainda é o último a ter conquistado uma vitória para a equipe, no GP do Japão de 2010.