A Ducati teve um ano estelar em 2023, vencendo títulos na MotoGP, Mundial de Superbike e Mundial de Supersport. Para eternizar o momento, eles anunciaram cinco edições especiais da Panigale V4 e Panigale V2.
Três Panigale V4 têm a pintura inspirada nas Desmosedici de Pecco Bagnaia Jorge Martin e Marco Bezzecchi. A outra presta homenagem à Alvaro Bautista, campeão no WorldSBK, enquanto que a Panigale V2 é idêntica à máquina de Niccolo Bulega, que levou o título no World Supersport.
Os modelos de Bagnaia e Bautista tem acabamento amarelo, inspirado nos designs que ambos os pilotos usaram nas corridas de Misano da MotoGP e WorldSBK. Os dois ainda compartilham o fato de terem conquistaram seus respectivos títulos pelo segundo ano consecutivo.
Para diferenciá-las das motos padrão, elas contam com uma embreagem seca de nove discos, silenciador Akrapovič homologado dois quilos mais leve, pedaleiras ajustáveis Rizoma de alumínio e até mesmo um módulo GPS para permitir tempos de volta no painel.
Além disso, os coletores de escape traseiros, a tampa do alternador, o para lama traseiro e os dutos dos freios dianteiros são todos feitos de fibra de carbono – tal como a tampa do braço oscilante, combinada com titânio. Na Panigale V2, as melhorias reduziram o peso em 5 kg!
Todas serão oferecidas em configuração de assento único, com o número de produção gravado a laser em uma placa de alumínio na mesa de direção e uma tela de iniciação exclusiva no painel TFT. Elas também vêm com certificado de autenticidade e uma capa protetora.
Serão construídas 263 motos em homenagem à Bagnaia, além de 219 para Bautista, 189 para Martin e 72 para Bezzecchi. A Panigale V2 especial de Bulega estará disponível em 111 unidades. A apresentação aconteceu no especial “Campioni in Festa” em Bolonha.