A Ducati apresentou hoje (11), no quarto episódio de seus lançamentos para 2022, a Streetfighter V4 SP. Mais leve, com componentes de grife e uma pintura exclusiva, a hypernaked é inspirada na Superleggera V4.
Apresentada no ano passado, a Superleggera V4 (que significa superleve em italiano) é a versão de mais alta especificação da Panigale V4 já lançada. Com tudo em carbono e titânio, a moto pesa 16 kg a menos, enquanto que o motor da V4R providencia absurdos 224 cv. Apenas 500 foram feitas.
É essa a receita que a Ducati aplicou na Streetfighter V4 SP (de Sport Production), embora em menor escala. O motor, por exemplo, é o mesmo Desmosedici Stradale de 1.103 cm³ da versão S que rende 205 cv. Mas, graças a introdução de materiais mais leves, o peso em ordem de marcha caiu três quilos, para 196 kg.
Isso foi conseguido principalmente graças à novas rodas de carbono de cinco raios, que cortam 1,4 kg e reduzem a inércia em 26% na dianteira e 46% na traseira. Isso é sentido ao guidão na forma de mudanças mais rápidas de direção, quando você está pilotando esportivamente.
Um para-lamas de carbono e uma nova bateria de lítio ajudam a cortar um pouco mais de gordura, enquanto que uma embreagem seca STM-EVO SBK, auxilia nas reduções mais agressivas. Novas pedaleiras de alumínio ajustáveis usinadas em CNC permitem encontrar a posição de pilotagem ideal.
Mas, não para por aí: A Streetfighter V4 conta ainda com suspensão eletrônica Öhlins Smart EC 2.0 (supostamente compatíveis com as asas da moto para oferecer maior confiança) e os freios tem uma potência de frenagem adicional graças à pinças Brembo Stylema R, as mesmas da Superleggera V4.
E como você pode imaginar, o pacote eletrônico é completo, graças à uma IMU de seis eixos que proporciona, ABS em curvas, controle de tração, de largada, de estabilidade, de torque, quickshifter bidirecional de segunda geração, e um painel digital TFT que se conecta com o smartphone.
Disponível nas concessionárias europeias a partir de janeiro de 2022, a Streetfighter V4 SP só será oferecida na cor preto fosco “Winter Test” com tanque de alumínio escovado, inspirada nas pré-temporadas de MotoGP e WorldSBK. Cada moto será numerada no guidão para autenticidade. O preço gira em torno de € 30 mil.