A Ducati apresentou hoje (23) a aguardadíssima Streetfighter V4, versão naked da Panigale V4. Com 209 cv de fábrica, mas que podem chegar a 220 cv, a motocicleta não apenas impressiona como assusta.
A Streetfighter V4 já era uma estrela antes mesmo de seu nascimento oficial. Uma versão naked da aclamada Panigale V4 era o desejo de muitos fãs desde o seu lançamento. Naturalmente a marca de Bolonha não demorou muito a começar a testar alguns protótipos.
Mas o que realmente atraiu atenção de todos foi a inscrição da moto no Pikes Peak Hill Climb desse ano. Como todos sabemos, Carlin Dunne estabeleceu a pole position com uma estonteante média horária e estava a caminho de uma vitória marcante, quando perdeu o controle da motocicleta em um penhasco e veio a falecer.
Agora finalmente podemos ver de perto o que Dunne estava pilotando. Como era de se esperar, a motocicleta utiliza uma versão do motor Desmosedici Stradale de 1.103 cm³ que produz 209 cv a 12.750 rpm e um torque de 12,49 kgf.m a 11.500 rotações. No entanto, com um escapamento Akrapovic, a potência pode alcançar 220 cv, apesar de seus 6 kg extras.
Para segurar tanta brutalidade, a Ducati instalou asas duplas na motocicleta, capazes de produzir 28 kg de força descendente a 270 km/h. Em termos de design, impressiona a forma agachada da Streetfighter V4 quando vista de lado. A frente fica profunda, enquanto a linha continua subindo pelo tanque até a traseira. Eles afirmam que o conjunto óptico dianteiro foi inspirado no… Coringa!
Assim como as Desmosedici de MotoGP, o chassi é do tipo monocoque, ou seja, que tem o próprio motor como elemento principal da estrutura, o que melhora a relação entre rigidez e peso. Serão duas versões disponíveis: Standard e S, que se diferem principalmente nas suspensões.
Enquanto a standard monta garfos Showa BPF de 43 mm na dianteira e um amortecedor traseiro Sachs (ambos totalmente ajustáveis), a versão S contém bengalas Öhlins NIX-30, amortecedor TTX 36 e um amortecedor de direção, tudo controlado pelo sistema Öhlins Smart EC 2.0. As rodas também são diferentes, Marchesini, de magnésio.
Nos freios, a Streetfighter V4 utiliza pinças duplas Brembo Stylema para morder os discos de 330 mm montados na roda dianteira. Na traseira, a pinça de dois pistões age sobre um disco de 245 mm. O ABS em curvas é equipamento padrão. Os pneus Pirelli Diablo Rosso Corsa III tem medidas 120/70 ZR17 (dianteiro) e 200/60 ZR 17 (traseiro).
Falando em eletrônica, graças a uma centralina Bosch capaz de medir seis eixos inerciais, a Streetfighter V4 foi equipada com um painel digital TFT de 5 polegadas, que permite a visualização de controles de tração, modos de pilotagem, quickshifter, controle de largada (de três níveis) e embreagem deslizante, com torque de frenagem modulado em três estágios. As opções de regulagens são praticamente infindáveis.
Para tornar a ergonomia mais confortável, os semiguidões da Panigale V4 deram lugar a um guidão convencional mais alto. O assento ganhou mais 60 mm de espuma (o que significa uma altura de 845 mm em relação ao solo) e as pedaleiras não estão tão recuadas. Passageiro? Sim, há um banquinho disponível para pequenos e desconfortáveis deslocamentos. O tanque de combustível, de apenas 16 litros, confirma a vocação citadina do modelo.
A Ducati Streetfighter V4 estará disponível nas concessionárias europeias no primeiro semestre de 2020 por 19.990 euros (versão Standard) e 22.990 euros (versão S) apenas na cor vermelha, com estrutura cinza e rodas pretas. Mais informações devem ser ditas no Salão de Milão, no início de novembro.