Como se previa, a Ducati apresentou hoje (11) a Streetfighter V2, versão sem carenagens, mais leve e acessível da Panigale V2, que chega com a premissa de ser “a Streetfighter para o dia a dia”.
A motocicleta utiliza o mesmo motor V-Twin de 955 cm³ da Panigale V2 e, o melhor de tudo, sem perder nenhum dos seus 152 cv a 10.750 rpm e 74,79 lbft a 9.000 rpm. Para completar, a relação de marchas é mais curta e apenas dois quilos mais pesada que sua irmã carenada, o que significa somente 178 kg a seco.
Assim como a Panigale V2, a Streetfighter V2 utiliza o motor como um membro estressado da estrutura, com a mesa de direção aparafusada um quadro monocoque de alumínio. A balança monobraço, no entanto, é 16 milímetros mais longa, para dar maior estabilidade e deixar a motocicleta menos nervosa.
Mantendo a moto em pé encontramos o mesmo conjunto de suspensões da Panigale V2, compostos por bengalas Showa Big Piston de 43 mm e amortecedor traseiro Sachs, ambos totalmente ajustáveis. Os discos de freio de 320 mm são agarrados por pinças Brembo M4-32 com assistência de ABS em curvas.
Falando em eletrônica, graças a uma IMU de seis eixos inerciais, a Streetfighter V2 conta com uma miríade de recursos, como vários modos de pilotagem, controle de freio com motor, controle de wheelie, controle de tração e quickshifter bidirecional. Tudo é visualizado através de um painel TFT de 4,3 polegadas que se conecta com o smartphone.
Menos esportiva, mas não tanto, a Streetfighter V2 conta com uma posição de pilotagem mais relaxada, graças a um guidão de alumínio mais alto e largo. Além disso, o assento recebeu mais uma camada de espuma e as pedaleiras são maiores. Mas nada disso a impede de fazer bonito em um track day, por exemplo.
Disponível nas concessionárias europeias da marca a partir de dezembro, a Streetfighter V2 só será oferecida com acabamento em vermelho e rodas pretas. Outras bugigangas também podem ser adicionadas do catálogo extra opcional da Ducati, incluindo um conjunto de asas.