Já tornou-se uma tradição a Ducati criar uma pintura especial para o GP da Itália. Para esse ano, a equipe líder da MotoGP vai disputar a corrida principal em Mugello com um livery inspirado no período renascentista italiano.
Estabelecido principalmente em Florença, na região da Toscana, entre os séculos XIV e XVI, o Renascimento foi um período de extraordinária efervescência cultural, artística e científica que marcou a transição para o mundo moderno.
Desenvolvida novamente por Aldo Drudi e o historiador Marcello Simonetta, a pintura para o GP da Itália desse ano vem em uma tonalidade vermelho vinho, homenageando as obras de Leonardo da Vinci de um lado e de Niccolò Machiavelli do outro.
Inspirado no famoso desenho de Leonardo conhecido como “O Capitão Antigo“, Aldo Drudi reinterpretou a imagem de forma dinâmica e contemporânea, transformando o líder renascentista em um cavaleiro moderno pronto para montar seu centauro “motorizado”.
As motocicletas foram apresentadas no centro de Florença, no Palazzo Vecchio e também foram posicionadas em frente à sua imponente fachada, diante da Piazza della Signoria, combinando arte, tecnologia e história daquela forma que só os italianos conseguem fazer.
Nos últimos anos, o Grande Prêmio da Itália em Mugello se tornou um dos cenários para a Ducati ilustrar sua identidade por meio de projetos especiais. Em 2024, a equipe de fábrica prestou homenagem à Azzurra, cor azulada das equipes nacionais italianas no esporte.