Em uma conferência no Salão de Milão, transmitida pela internet, a Ducati apresentou suas novidades para 2015. A grande atração foi a nova superesportiva Panigale 1299 R, com mais de 200 cv de potência.
A nova motocicleta utiliza o motor da 1199 Panigale, agora aumentado para 1285 cm³, gerando 205 cv e 107ft.lb de torque. Entretanto, o que chamou mais atenção foi o novo pacote eletrônico ainda mais aprimorado que o anterior.
A nova Panigale vem com um sistema de suspensão semiativa da marca sueca Öhlins, chamado pela Ducati ‘Smart EC’. Além disso, a moto vem com controle anti empinagem, ABS de última geração Bosch, controle de tração, quick shifter e um câmbio que dispensa trocas de marcha com o uso da embreagem.
A ciclistica também recebeu modificações, com um novo ângulo da coluna de direção e bengalas 4 milímetros mais baixas. De acordo com a Ducati, isso aumenta a agilidade e melhora a tração.
O estilo também foi revisto. A dianteira está mais larga, melhorando a penetração aerodinâmica e a rabeta foi dividida em duas seções. O assento, segundo a Ducati, também está mais confortável.
Diavel em titânio
Mas não foi só a Panigale 1299 que impressionou. A aclamada roadster Diavel recebeu uma nova versão limitada, inteiramente construída com titânio e fibra de carbono. Os materiais nobres estão por toda a parte, começando pelo tanque, tampa do farol, capa do assento do passageiro, entradas de ar e outros itens.
O assento é feito de alcântara e couro. O escapamento recebeu um revestimento cerâmico. Serão feitas apenas 500 unidades dessa Diavel, com cada unidade recebendo uma placa no tanque individualmente numerada. Outra novidade são as novas cores da Monster 821, apresentada no começo do ano.
Multistrada 1200 com novo motor de válvulas variáveis
A ‘best seller’ Multistrada 1200 marcou presença pela quantidade de modificações que terá em sua linha 2015. Além de uma nova aerodinâmica, a big motard conta agora com o novo motor Testastretta TVP (Desmodromic Variable Timing, ou Distribuição Desmotronica Variável), revelado pelo Notícias Motociclísticas na semana passada.
Com esse sistema de válvulas variável (praticamente inédito em motos de produção), a Multistrada ganhou 10 cv, passando para 160 cv, consumindo até 8% menos de combustível. O torque é de 91.8lbft.
A eletrônica da Multistrada foi tão lapidada que está sendo considerada um marco na história da marca, graças ao chamado IMU ou “Unidade de Medição Inercial”. É um sistema que controla em tempo real tudo o que a moto está fazendo, mapeando ângulos de inclinação, esterço e aceleração, em total sintonia com ABS, controle de tração e DCT, tornando a pilotagem mais segura. Para aumentar o conforto, o assento agora é ajustável em altura. Confira as novidades em nossa galeria de fotos, abaixo.