A Ducati apresentou oficialmente nessa terça-feira (23) a sua moto para a temporada 2016 da MotoGP. A chamada Desmosedici GP16 tem a missão de conquistar a tão sonhada vitória, o que não acontece há cinco anos.
A apresentação aconteceu no Ducati Auditorium, na sede da marca em Bolonha, na Itália. A cerimônia teve um clima a mais de festa, porque a montadora está completando 90 anos e ao mesmo tempo vive o seu período de maior sucesso em vendas pelo mundo.
“A Ducati mudou. É uma empresa muito saudável e sólida e em 2015 tivemos um ano recorde com mais de 54.000 máquinas vendidas. Temos agora 1.540 funcionários que trabalham para a Ducati. Isso significa que nós ganhamos 340 novos funcionários nos últimos anos. Nós acreditamos em nossa tecnologia e, portanto, nós também amamos corridas. Mesmo em 2016 queremos continuar a crescer e explorar novas áreas.” (Claudio Domenicali, CEO da Ducati)
Nas pistas não se pode dizer a mesma coisa. Apesar de terem somado oito pódios na temporada passada, faz cinco anos que eles não conquistam uma vitória, a última acontecendo no GP do Japão de 2010 com Casey Stoner. O australiano, que recentemente voltou à marca como embaixador e piloto de testes não estava presente na apresentação.
Vencer é o grande objetivo da Ducati e do chefe da equipe, Gigi Dall’Igna. O dirigente foi o próximo a subir ao palco e explicou que a GP16 é uma evolução da GP15 – não uma revolução – apesar das grandes mudanças nas regras que aconteceram para esse ano.
“A nova Desmosedici GP é uma evolução da máquina de 2015. É um passo em frente. No ano passado, usamos motocicletas que não tivemos tempo suficiente para testá-las. Tivemos sucessos, mas também problemas com a estabilidade e o desempenho da máquina. No entanto, desde a primeira corrida tudo correu muito bem para nós. Este ano, nós sabemos exatamente o que estamos fazendo. Nós testamos a moto já nos dois testes oficiais. No primeiro teste, tivemos alguns problemas mecânicos que resolvemos no segundo teste. Algumas melhorias ainda são necessárias, mas tenho certeza de que podemos fechar a pequena diferença para o topo até a primeira corrida.” (Gigi Dall’Igna, chefe da equipe)
A GP16 será pilotada apenas pela equipe oficial, com os pilotos Andrea Dovizioso e Andrea Iannone. Contudo, um número recorde de equipes está utilizando motos Ducati em 2016. A Pramac Racing, principal equipe satélite, por exemplo, terá uma GP15 para Danilo Petrucci e Scott Redding.
A espanhola Avintia terá à disposição modelos GP14.2, de 2014 para Hector Barberá e Loris Baz, a mesma especificação da Aspar, com os pilotos Yonny Hernandez e Eugene Laverty. A organização de Jorge Martinez trocou a Honda pela Ducati, também ficando “sob as asas” da marca italiana nessa temporada.