A Ducati apresentou hoje (2) uma Monster completamente revista para 2021. Com um novo quadro, mais leve e moderno, novo motor com mais potência e torque, além de uma eletrônica atualizada, a naked entra em uma nova fase 28 anos após o seu lançamento inicial.
Ao contrário da Monster 821, a nova Monster (que a partir de agora dispensa números posteriores no nome) tem uma estrutura de liga de alumínio com uma cintura claramente mais fina que a anterior. Tanto é que o tanque de combustível ficou menor, com apenas 14 litros de capacidade contra 17,5l.
As rodas, o subchassi traseiro e o braço oscilante foram completamente redesenhados. A balança, que é 18 kg mais leve, também é de alumínio e está mais curta, o que reduziu a distância entre-eixos, de 1.480 mm para 1.474 mm. O ângulo da direção foi aumentado em sete graus, tudo para melhorar a agilidade. A Ducati reivindica 188 kg já totalmente abastecida, enquanto a Monster 821 pesava 205,5 kg.
Em termos de suspensões, a nova Monster monta garfos invertidos de 43 mm completamente reguláveis na dianteira, enquanto que o amortecedor traseiro (também ajustável) é articulado diretamente no braço oscilante. A força de frenagem é garantida com discos de 320 mm na dianteira mordidos por pinças Brembo de quatro pistões e disco de 240 mm com pinça de dois pistões atrás.
E o motor? A fabricante de Bolonha instalou na naked o V-Twin Testastretta de 937 cm³ que equipa a menor das Multistrada, a Supersport 950 e a nova Hypermotard e entrega 111 cv a 9.250 rpm e 9,5 kgf.m a 6.500 giros. É praticamente a mesma potência da Monster 821, porém com mais torque e entregue mais cedo, já que o modelo anterior rende 9,1 kgf.m a 7.750 rotações.
Apesar de mais leve e magra, a nova Monster manteve praticamente a mesma altura, com o assento a apenas 820 mm do solo. Opcionalmente, um banco dois centímetros mais plano também está disponível. Se necessário, o chassi ainda pode ser abaixado em até 25 milímetros usando acessórios, tudo para agradar os clientes da menor estatura.
Os italianos empacotaram tudo em termos de equipamento eletrônico. Graças a inclusão de um acelerador Ride By Wire, você escolhe 3 modos de pilotagem que gerenciam ABS em curvas, 8 níveis de controle de tração, antiwheelie, quickshifter e controle de largada. Tudo é visualizado em um painel digital TFT de 4,3 polegadas com gráficos inspirados na Panigale V4. A iluminação é toda de LED com os piscas integrados à carroceria.
Com um preço base de 11.290 euros (mais € 300 em custos adicionais), a Monster chega aos concessionários europeus em abril de 2021 nas cores cinza, vermelho e preto. Além da versão básica, eles também oferecem a “Monster+”, que adiciona uma pequena carenagem de cockpit e uma capa para o assento traseiro. Os prazos de manutenção foram aumentados, com as trocas de óleo programadas a cada 15.000 km e a verificação nas válvulas a cada 30.000 km.
Ducati Monster 2021 – Ficha técnica
DUCATI MONSTER | DUCATI MONSTER + | ||
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MOTOR | |||
Tipo | Testastretta 11°, L-twin, 16V, desmodrômico, refrigerado a líquido | Testastretta 11°, L-twin, 16V, desmodrômico, refrigerado a líquido | |
Deslocamento | 937 cm³ | 937 cm³ | |
Diâmetro x curso | 94 x 67,5 mm | 94 x 67,5 mm | |
Compressão | 13,3: 1 | 13,3: 1 | |
Potência | 111 cv a 9.250 rpm | 111 cv a 9.250 rpm | |
Torque | 9,5 kgf.m a 6.500 rpm | 9,5 kgf.m a 6.500 rpm | |
Alimentação | Sistema de injeção eletrônica, corpos de injeção de 53 mm com Ride-by-Wire completo | Sistema de injeção eletrônica, corpos de injeção de 53 mm com Ride-by-Wire completo | |
Exaustão | Silenciador duplo de alumínio com conversor catalítico e duas sondas lambda | Silenciador duplo de alumínio com conversor catalítico e duas sondas lambda | |
TRANSMISSÃO | |||
Caixa de velocidades | 6 marchas com Ducati Quick Shift | 6 marchas com Ducati Quick Shift | |
Transmissão | Engrenagem reta; Razão 1,85:1 | Engrenagem reta; Razão 1,85:1 | |
Transmissão final | Corrente; Roda dentada dianteira de 15 dentes; roda dentada traseira 43 dentes | Corrente; Roda dentada dianteira de 15 dentes; roda dentada traseira 43 dentes | |
Embreagem | Embreagem acionada mecanicamente, servo-assistida e com função anti-rebote | Embreagem acionada mecanicamente, servo-assistida e com função anti-rebote | |
CHASSIS | |||
Tipo | Quadro frontal de liga de alumínio | Quadro frontal de liga de alumínio | |
Suspensão dianteira | Garfos invertidos de 43 mm, curso de 130 mm | Garfos invertidos de 43 mm, curso de 130 mm | |
Suspensão traseira | Monochoque e braço oscilante de alumínio, curso de 140 mm | Monochoque e braço oscilante de alumínio, curso de 140 mm | |
Pneu dianteiro | Pirelli Diablo Rosso III 120/70 ZR17 | Pirelli Diablo Rosso III 120/70 ZR17 | |
Pneu traseiro | Pirelli Diablo Rosso III 180/55 ZR17 | Pirelli Diablo Rosso III 180/55 ZR17 | |
Freio dianteiro | Disco duplo semi-flutuante de 320 mm, com pinças radiais Brembo Monobloco M4.32 com quatro pistões e bomba radial com ABS Bosch | Disco duplo semi-flutuante de 320 mm, com pinças radiais Brembo Monobloco M4.32 com quatro pistões e bomba radial com ABS Bosch | |
Freio traseiro | Disco de 245 mm, pinça de 2 pistões e sistema ABS Bosch | Disco de 245 mm, pinça de 2 pistões e sistema ABS Bosch | |
DIMENSÕES | |||
Peso seco | 166 kg | 166 kg | |
Peso em ordem de marcha | 188 kg | 188 kg | |
Altura do assento | 820 mm | 820 mm | |
Distância entre eixos | 1.474 mm | 1.478 mm | |
Cáster | 24° | 24° | |
Avanço | 93 mm | 93 mm | |
Tanque | 14 litros | 14 litros | |
Ocupantes | 2 | 2 | |
PREÇO | € 11.290 | € 11.500 |