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Ducati Monster fica mais leve, potente e moderna para 2021

Lucas Carioli 2 de dezembro de 2020


A Ducati apresentou hoje (2) uma Monster completamente revista para 2021. Com um novo quadro, mais leve e moderno, novo motor com mais potência e torque, além de uma eletrônica atualizada, a naked entra em uma nova fase 28 anos após o seu lançamento inicial.

A nova Monster se destaca pela leveza e agilidade. (Fotos: Ducati Motor)

Ao contrário da Monster 821, a nova Monster (que a partir de agora dispensa números posteriores no nome) tem uma estrutura de liga de alumínio com uma cintura claramente mais fina que a anterior. Tanto é que o tanque de combustível ficou menor, com apenas 14 litros de capacidade contra 17,5l.

As rodas, o subchassi traseiro e o braço oscilante foram completamente redesenhados. A balança, que é 18 kg mais leve, também é de alumínio e está mais curta, o que reduziu a distância entre-eixos, de 1.480 mm para 1.474 mm. O ângulo da direção foi aumentado em sete graus, tudo para melhorar a agilidade. A Ducati reivindica 188 kg já totalmente abastecida, enquanto a Monster 821 pesava 205,5 kg.


O novo modelo é 17,5 kg mais leve que o anterior.

Em termos de suspensões, a nova Monster monta garfos invertidos de 43 mm completamente reguláveis na dianteira, enquanto que o amortecedor traseiro (também ajustável) é articulado diretamente no braço oscilante. A força de frenagem é garantida com discos de 320 mm na dianteira mordidos por pinças Brembo de quatro pistões e disco de 240 mm com pinça de dois pistões atrás.

E o motor? A fabricante de Bolonha instalou na naked o V-Twin Testastretta de 937 cm³ que equipa a menor das Multistrada, a Supersport 950 e a nova Hypermotard e entrega 111 cv a 9.250 rpm e 9,5 kgf.m a 6.500 giros. É praticamente a mesma potência da Monster 821, porém com mais torque e entregue mais cedo, já que o modelo anterior rende 9,1 kgf.m a 7.750 rotações.

Apesar de mais leve e magra, a nova Monster manteve praticamente a mesma altura, com o assento a apenas 820 mm do solo. Opcionalmente, um banco dois centímetros mais plano também está disponível. Se necessário, o chassi ainda pode ser abaixado em até 25 milímetros usando acessórios, tudo para agradar os clientes da menor estatura.


Os italianos empacotaram tudo em termos de equipamento eletrônico. Graças a inclusão de um acelerador Ride By Wire, você escolhe 3 modos de pilotagem que gerenciam ABS em curvas, 8 níveis de controle de tração, antiwheelie, quickshifter e controle de largada. Tudo é visualizado em um painel digital TFT de 4,3 polegadas com gráficos inspirados na Panigale V4. A iluminação é toda de LED com os piscas integrados à carroceria.

Com um preço base de 11.290 euros (mais € 300 em custos adicionais), a Monster chega aos concessionários europeus em abril de 2021 nas cores cinza, vermelho e preto. Além da versão básica, eles também oferecem a “Monster+”, que adiciona uma pequena carenagem de cockpit e uma capa para o assento traseiro. Os prazos de manutenção foram aumentados, com as trocas de óleo programadas a cada 15.000 km e a verificação nas válvulas a cada 30.000 km.

Ducati Monster 2021 – Ficha técnica
DUCATI MONSTER DUCATI MONSTER +
MOTOR
Tipo Testastretta 11°, L-twin, 16V, desmodrômico, refrigerado a líquido Testastretta 11°, L-twin, 16V, desmodrômico, refrigerado a líquido
Deslocamento 937 cm³ 937 cm³
Diâmetro x curso 94 x 67,5 mm 94 x 67,5 mm
Compressão 13,3: 1 13,3: 1
Potência 111 cv a 9.250 rpm 111 cv a 9.250 rpm
Torque 9,5 kgf.m a 6.500 rpm 9,5 kgf.m a 6.500 rpm
Alimentação Sistema de injeção eletrônica, corpos de injeção de 53 mm com Ride-by-Wire completo Sistema de injeção eletrônica, corpos de injeção de 53 mm com Ride-by-Wire completo
Exaustão Silenciador duplo de alumínio com conversor catalítico e duas sondas lambda Silenciador duplo de alumínio com conversor catalítico e duas sondas lambda
TRANSMISSÃO
Caixa de velocidades 6 marchas com Ducati Quick Shift 6 marchas com Ducati Quick Shift
Transmissão Engrenagem reta; Razão 1,85:1 Engrenagem reta; Razão 1,85:1
Transmissão final Corrente; Roda dentada dianteira de 15 dentes; roda dentada traseira 43 dentes Corrente; Roda dentada dianteira de 15 dentes; roda dentada traseira 43 dentes
Embreagem Embreagem acionada mecanicamente, servo-assistida e com função anti-rebote Embreagem acionada mecanicamente, servo-assistida e com função anti-rebote
CHASSIS
Tipo Quadro frontal de liga de alumínio Quadro frontal de liga de alumínio
Suspensão dianteira Garfos invertidos de 43 mm, curso de 130 mm Garfos invertidos de 43 mm, curso de 130 mm
Suspensão traseira Monochoque e braço oscilante de alumínio, curso de 140 mm Monochoque e braço oscilante de alumínio, curso de 140 mm
Pneu dianteiro Pirelli Diablo Rosso III 120/70 ZR17 Pirelli Diablo Rosso III 120/70 ZR17
Pneu traseiro Pirelli Diablo Rosso III 180/55 ZR17 Pirelli Diablo Rosso III 180/55 ZR17
Freio dianteiro Disco duplo semi-flutuante de 320 mm, com pinças radiais Brembo Monobloco M4.32 com quatro pistões e bomba radial com ABS Bosch Disco duplo semi-flutuante de 320 mm, com pinças radiais Brembo Monobloco M4.32 com quatro pistões e bomba radial com ABS Bosch
Freio traseiro Disco de 245 mm, pinça de 2 pistões e sistema ABS Bosch Disco de 245 mm, pinça de 2 pistões e sistema ABS Bosch
DIMENSÕES
Peso seco 166 kg 166 kg
Peso em ordem de marcha 188 kg 188 kg
Altura do assento 820 mm 820 mm
Distância entre eixos 1.474 mm 1.478 mm
Cáster 24° 24°
Avanço 93 mm 93 mm
Tanque 14 litros 14 litros
Ocupantes 2 2
PREÇO € 11.290 € 11.500


Tags: Ducati Monster Notícias

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