A Ducati apresentou hoje (9) a sua grande novidade para 2022, a DesertX. Baseada na Multistrada V2, a motocicleta é a incursão mais séria da marca italiana no Off-Road em décadas.
Anunciada como conceito no Salão de Milão de 2019, a DesertX mudou bastante, com sua plataforma passando da Scrambler 800 para a Multistrada V2. É dela que vem o seu motor Testastretta v-twin de 937 cm³, que rende 113 cv a 9.000 rpm e 9,5 kgf.m a 6.750 rpm.
O chassi, no entanto, é totalmente novo, um quadro treliçado de aço, montado em garfos Kayaba com curso de 230 mm na dianteira e 220 mm na traseira. O resultado são 250 mm de distância ao solo e uma altura de assento de 875 mm. Baixinhos, se afastem! As rodas são nas medidas, 90/90-21 e 150/70-18.
Nos freios, a DesertX conta com um par de pinças Brembo M50 monobloco, que mordem discos de 320 mm na dianteira. O sistema de frenagem também foi projetado com travessuras off-road em mente, com o cilindro mestre configurado para modulação em superfícies escorregadias em vez de todo o poder de parada total.
Até mesmo a posição de pilotagem foi pensada para o off-road. Os engenheiros italianos projetaram o quadro e a posição do guidão para formar um “triângulo” quando o piloto estiver de pé. No entanto, itens para garantir algum conforto foram implementados, como pedaleiras emborrachadas e proteção contra o calor do escapamento.
O tanque de combustível estilo vulcão comporta 21 litros (com opção para 8 litros extras). No design fica clara a inspiração nas Cagiva Elefant que correram no Rali Dakar durante as década de 1980 e 1990, curiosamente a mesma inspiração da MV Agusta para as suas novas Lucky Explorer. Quem se deu melhor na releitura?
Como todas as Ducati modernas, a eletrônica é de primeira qualidade. Graças a uma IMU Bosch de última geração, existem seis modos de condução, com quatro modos de potência, incluindo dois modos off-road com níveis variados de potência, patinagem das rodas e intervenção do ABS.
há também todas as ajudas de segurança que você espera, incluindo controle do freio motor, controle de wheelie, ABS em curvas, controle de tração e quickshifter. Tudo é visualizado em um painel TFT de 5 polegadas que tem toda a conectividade que você possa imaginar, incluindo navegação curva a curva.
Apesar de toda essa parafernália eletrônica, a Ducati afirma que conseguiu manter a moto relativamente leve, com 202 kg a seco. A DesertX chegará às concessionárias europeias em maio de 2022, por cerca de 16.000 euros. Um conjunto completo de malas de alumínio e outros acessórios estarão disponíveis.