A Ducati apresentou hoje (28) a Multistrada V4 Pikes Peak, versão de alta especificação da crossover que homenageia a corrida na montanha norte-americana. Além dos equipamentos adicionais de série, a motocicleta conta com diferenciais técnicos exclusivos, como um novo braço oscilante e uma geometria revisada.
Visualmente, como sempre, a versão Pikes Peak destaca-se pelos grafismos em branco e preto que completam o visual vermelho da motocicleta, cor que também está no chassi auxiliar. Foi adicionado um para-brisa extra, que atua como defletor, e o assento possui novo revestimento, com as letras V4 bem à mostra.
Embora o motor V4 Granturismo tenha permanecido inalterado, a Multistrada Pikes Peak conta com uma ponteira de titânio e carbono desenvolvida pela Akrapovic que, além de deixar o ronco mais picante, acrescenta uma pitada de desempenho extra, graça ao modo de pilotagem “Race” exclusivo da versão.
Mas as maiores mudanças aconteceram mesmo na parte ciclística. As rodas de alumínio forjado Marchesini são de 17 polegadas, enquanto as demais Multistrada V4 utilizam 19″ na dianteira. Elas economizam 2,7 kg. Os pneus Pirelli Diablo Corsa, 120/70 e 190/55 também são mais esportivos.
O quadro do tipo monocoque recebeu uma nova geometria de direção revisada (inclinação de 25,75º ao invés de 24,5º) para compensar o novo diâmetro das rodas. O já mencionado braço oscilante de apenas um lado é mais leve e e contribui para a redução geral do peso, avaliado em 4 kg.
Os freios da Multistrada V4 Pikes Peak também estão um pouco melhores. A versão conta com discos de 330 mm, que são mordidos por pinças Brembo Stylema de alta especificação, as mesmas que vem na Multistrada V4 S, porém, com o jogo de pastilhas da superbike Panigale V4.
O piloto vai notar diferença assim que sentar nela, porque a ergonomia também foi alterada para ficar mais esportiva, através de um guidão mais baixo e estreito, e de pedaleiras em posição mais alta e recuadas. O painel TFT de 6,5 polegadas é o mesmo da Multistrada V4 S, assim como a suspensão semi-ativa Ohlins.
Naturalmente, a Multistrada V4 Pikes Peak também recebeu o controle de cruzeiro adaptativo acionado por radar, que mantém constante a distância para o veículo da frente e alerta sobre perigos invisíveis na parte de trás. O preço anunciado gira em torno dos 30.000 euros e as primeiras entregas começam em dezembro.