Conforme o combinado, a Ducati revelou hoje (12) as primeiras imagens oficiais da nova Multistrada 1260 Enduro. A big trail da marca italiana recebeu o mesmo motor que já equipava o modelo convencional desde o ano passado para enfrentar a nova BMW R1250GS de igual para igual.
Além dos 64 cm³ extras, o motor “Testastretta DVT”, como já havíamos antecipado aqui e aqui, tem com grande atrativo o sistema de válvulas variáveis, o que permitiu que a potência subisse para 158 cv, quatro a mais do que o modelo atual. O grande ganho, no entanto, foi no aproveitamento do torque.
Agora, o torque está totalmente disponível a apenas 5.500 rotações, o que significa que o piloto não precisa mais trocar tanto de marcha em situações importantes. Trata-se de uma melhoria importante para um modelo que se propõe a encarar estradas longe do asfalto. A Ducati garante que a motocicleta ficou “mais divertida de pilotar do que nunca”.
Apesar de a nova Multistrada 1260 Enduro ser visualmente ser muito semelhante ao modelo anterior, a Ducati informa que também que revisou a ergonomia (assento, guidão e centro de gravidade são todos menores do que na versão 1200). Além disso, a suspensão também foi modificada para proporcionar maior conforto ao piloto.
Como sempre, a parte eletrônica é um show a parte na Ducati, com a Multistrada 1260 Enduro recebendo um novo sistema “Ride by Wire” que garantiu um controle de aceleração mais suave e satisfatório combinado ao quickshifter bidirecional (trocas para cima e para baixo).
O pacote de componentes eletrônicos padrão inclui ABS em curvas Bosch, luzes que acompanham o movimento das curvas, modos de pilotagem, controle de tração, antiwheelie e controle de retenção do veículo, um sistema que ajuda a segurar a pesada motocicleta em subidas íngremes.
Tudo é controlado através de comandos nos punhos e visualizado em um sofisticado painel digital de TFT de cinco polegadas, incluindo o “Ducati Multimedia System” (DMS), que conecta a motocicleta à dispositivos eletrônicos e o “Ducati Link App”, que permite aos motociclistas definir o modo de viagem e personalizar os parâmetros de cada modo de pilotagem através dos seus smartphones. Outros recursos incluem cruise control e um sistema de mãos livres.
Na parte ciclística, a Multistrada 1260 Enduro manteve-se praticamente inalterada, contendo rodas raiadas de19 polegadas na dianteira e 17” na traseira, suspensão Sachs semi-ativa electrónica recalibrada (com 185 mm de curso à frente e atrás) e um tanque de combustível de 30 litros, capacitando a motocicleta a percorrer 450 km sem reabastecer.
A nova Multistrada 1260 Enduro estará disponível nas concessionárias europeias no primeiro semestre de 2019 nas cores vermelha (Ducati Red) e bege (Sand). Há também uma ampla gama de acessórios, como alforjes de alumínio e top case, e os pacotes Touring, Sport, Urban e Enduro. Sua chegada ao Brasil provavelmente acontecerá no segundo semestre.