A Ducati apresentou ontem (7) uma linha Scrambler 800 repaginada para 2025. A veterana versão Full Throttle ganhou uma atualização cosmética e agora há uma versão totalmente nova, a Icon Dark.
As novas motos chegam em um momento em que a Ducati busca ajustar sua estratégia para atender a um mercado que busca máquinas mais acessíveis – ao mesmo tempo em que mantém sua linha de produtos premium. Provavelmente seguindo os passos de sucesso da Triumph.
Ambas motocicletas compartilham o mesmo motor de dois cilindros em L refrigerado a ar com 803 com³, propulsor este que uma vez equipou a Ducati Monster. É capaz de entregar amigáveis 73 cv a 8.250 rpm e um torque máximo de 65,2 Nm alcançado às 7.000 rpm.
Ambas também compartilham a mesma parte eletrônica, com um quickshifter bidirecional (trocas rápidas para cima e para baixo), ABS que atua em curvas e dois modos de pilotagem, Rain e Sport, mais do que suficientes para a cavalaria do motor.
As diferenças ficam por conta do design dos modelos. A Full Throttle ganhou um tom mais sóbrio ao substituir as cores vibrantes, como amarelo e vermelho, por preto e bronze. No entanto, o guidão baixo, o para-lama dianteiro curto e o protetor de cárter de alumínio continuam.
Há também um escapamento Termignoni de série e um gráfico ’62’ adornando os painéis laterais dos números — uma referência ao ano de 1962, quando a Ducati Scrambler original fez sua estreia. A Full Throttle chega às concessionárias europeias em dezembro.
Totalmente nova, a versão Icon Dark chega para ser o modelo mais acessível da linha, custando cerca de 500 euros a menos que a Full Throttle. Aqui também as cores alegres foram substituídas por um tom preto fosco, que também está nas tampas laterais do motor.
A Icon Dark visa o minimalismo e a essencialidade das linhas, deixando a tela em branco para o cliente aplicar customizações, em grande parte garantidas pelo extenso catálogo de acessórios Ducati disponíveis para a linha Scrambler.
As tampas laterais do tanque, por exemplo, podem ser substituídas por meio de kits dedicados, que exibem o logotipo Scrambler em alumínio em contraste com a pintura preta fosca. Há também outros para-lamas, manetes manoplas e bancos pra escolher.
Curiosamente a Icon Dark será lançada nas concessionárias europeias este mês, um pouco antes da Full Throttle. Além delas também estará disponível uma versão de potência reduzida de 48 cv para os condutores que só tem licença de habilitação nível A2.