A Ducati apresentou hoje (25), no quarto episódio de sua série de novidades para 2021, uma nova versão da Diavel 1260 criada em parceria com a Lamborghini. Com uma série de acabamentos de luxo e uma pintura exclusiva, a motocicleta terá apenas 630 unidades produzidas.
Como já havíamos antecipado aqui, a Diavel 1260 Lamborghini aproveita a mesma base mecânica das outras versões, ou seja, quadro de treliça tubular de aço e motor V-Twin Testastretta de 1.262 cm³ com comando desmodrômico de válvulas variáveis, que rende 162 cv a 9.500 rpm e 13 kgf.m a 7.500 giros, já homologado para o Euro5.
A inspiração para compor o design foi o Lamborghini Sian FKP 37, o primeiro híbrido da fabricante de Sant’Agata Bolognese apresentado no ano passado. Com um motor V12 auxiliado por eletricidade, o carro é capaz de produzir 819 cv, o suficiente para impulsioná-lo a mais 350 km/h e fazer um 0-100 km/h em menos de 3 segundos.
A pintura da Diavel é, portanto, exatamente a mesma do Sian FKP 37, um verde amarelado metálico chamado de “Gea Green”, enquanto que quadro, rabeta e rodas (também inspiradas no carro) receberam uma tonalidade dourada, ou “Gold Electrum”. Além disso, há grafismos com o número 63, que faz referência ao ano de fundação da Lamborghini (1963) e do número de produção do supercarro.
Como sempre há uma profusão de peças em fibra de carbono concebida pelo Ducati Style Center. O nobre material está presente nas tampas do radiador, entradas de ar, para-lama dianteiro e traseiro, tampa do painel, do bocal de combustível e moldura do farol, além da ponteira dupla de escapamento.
Como na Diavel S, a motocicleta monta garfos invertidos Öhlins de 48mm totalmente ajustáveis, enquanto que os discos de freio dianteiros de 320mm são mordidos por pinças Brembo M50 monobloco vermelhas, a única reminiscência da cor oficial da Ducati nesse modelo. Atrás, a frenagem é garantida por um disco simples de 265mm.
A parte eletrônica ficou bem completa graças a uma Unidade de Medição Inercial Bosch de seis eixos, capaz de detectar instantaneamente a velocidade, frenagem e forças laterais. Graças a ela, a Diavel conta com ABS em curvas, controle de tração EVO, antiwheelie, quickshifter, controle de largada e controle de cruzeiro. O logotipo das duas marcas e a silhueta da moto aparece no painel digital TFT ao ligá-la.
Como mencionado, apenas 630 unidades da Diavel 1260 Lamborghini serão fabricadas, unicamente na cor “Gea Green” por 32.240 euros (R$ 204 mil). Somente os proprietários poderão adquirir um capacete especial com os mesmos grafismos da moto desenvolvido pelo Ducati Style Center.