A Ducati apresentou hoje (8), nos Estados Unidos, a 1299 Panigale R Final Edition, como o nome diz, a última edição da série de superbikes Panigale. Com 209 cv, 179 kg e 14,37 kgf.m de torque, o modelo vem decorado nas cores da bandeira italiana.
O primeiro sinal de seu lançamento surgiu há duas semanas pelas mãos da própria Ducati, que divulgou um teaser em seu canal no YouTube. Logo depois, o modelo apareceu em documentos de entrada nos Estados Unidos, onde a marca aproveitou a etapa do Mundial de Superbike para fazer o lançamento nesse final de semana.
Conforme já apurávamos, a 1299 Panigale R Final Edition não é tão leve e brava quanto a 1299 Panigale Superleggera lançada no final do ano passado (162 kg e 215 cv), contendo menos peças em fibra de carbono e mais de alumínio em seu chassi do tipo monocoque. Em seu comunicado, a Ducati afirmou que o lançamento utiliza uma “ramificação” do motor V-Twin de 1269 cm³.
Mesmo não sendo tão quente quanto a Superleggera, a Final Edition é tão exclusiva quanto, contendo suspensão Öhlins topo de linha (bengalas NIX 30 de 43 mm na dianteira e amortecedor TTX36 a gás de titânio na traseira), assim como freios Brembo de primeira linha, com pinças monobloco M50, montadas em discos de 330 mm na frente e 240 mm atrás.
O pacote eletrônico, segundo a Ducati, é derivado das Desmosedici de MotoGP. A centralina eletrônica é Bosch 9.1 MP de última geração, capaz de gerenciar a suspensão eletrônica, ABS em curvas, anti-wheelie (DWC EVO), controle de largada, quick-shifter, modos de pilotagem (Race, Sport e Wet) e controle de tração (DTC EVO), todos em suas versões mais desenvolvidas.
A nova Ducati 1299 Panigale R Final Edition será produzida em uma série numerada de unidades, mas não limitada, como a Superleggera, o que garante alguma esperança àqueles que sonharem com a sua presença na garagem. Entretanto, não se anime muito com o preço: $40.000 dólares, ou R$ 131.580,00 reais, sem importação e impostos.