A Ducati anunciou hoje (24) os seus surpreendentes planos de ingressar no mundo do motocross no próximo ano, com um modelo inteiramente inédito que vai ser desenvolvido pela lenda da MXGP, Tony Cairoli.
A novidade, que deverá gerar uma linha completa de motocicletas e motores off-road, segue os passos da Triumph, que também anunciou que entrará em um mercado inexplorado disputando tanto o AMA Supercross na América quanto o Mundial de MX2.
“Tenho orgulho de anunciar a entrada da Ducati no motocross”, disse o CEO Claudio Domenicali. “Um mundo totalmente novo para a Ducati, no qual queremos trazer o nosso talento na concepção de motos leves, com excelentes componentes e alta performance e – acima de tudo – que possam entusiasmar cada vez mais motociclistas.”
O mais surpreendente de tudo, talvez, seja a contratação de Tony Cairoli, nove vezes campeão do mundo no Mundial de Motocross (MXGP), que encerrou ontem (23) uma parceria de vários anos com a KTM. O italiano, que parou de competir em 2021, vai testar e desenvolver as novas máquinas.
“Esta estratégia confirma a abordagem que distingue a Ducati no desenvolvimento dos seus modelos mais desportivos e de alto desempenho, ou seja, partindo da competição de corrida e depois criando produtos de série capazes de desempenho excepcional para o deleite de seus entusiastas“, disse a Ducati em seu comunicado.
Embora existam poucos detalhes disponíveis neste momento, foi confirmado que as motos contarão com o famoso comando de válvulas desmodrômico da marca – que dispensa o uso de molas de válvula. O protótipo vem sendo desenvolvido a portas fechadas há dois anos.