A Ducati apresentou hoje (12) na Europa a linha 2023 da Panigale V4. A principal superbike italiana ganhou ajustes e atualizações eletrônicas, com o objetivo de ficar ainda mais fácil de pilotar.
Tendo sido completamente revista no final do ano passado, quando ganhou um motor revisado, caixa de câmbio modificada, suspensão mais macia e aerodinâmica otimizada era previsível que a Panigale V4 se mantivesse sem alterações no modelo 2023. A empresa, entretanto, ressalta que quem comprou o modelo 2022 da V4, V4 S e V4 SP2 também pode atualizar o software em uma concessionária autorizada.
As novas motos receberam o software “Engine Brake Control Evo 2” da Ducati, que apresenta três níveis com diferentes calibrações marcha a marcha em cada modo. À medida que a carga na roda traseira aumenta, mais freio-motor é aplicado, o que significa que deve ser o menos intrusivo em uma frenagem forte inicial e depois aumenta em intensidade à medida que você atinge o centro da curva. Isso foi feito em uma tentativa de melhorar a estabilidade e reduzir os travamentos da roda traseira.
Mudanças também foram feitas na suavidade do quickshifter em aceleração total e parcial, o que poderia trazer benefícios longe de um trackday. Em vez de cortar a injeção durante uma troca de marcha com aceleração parcial, o novo sistema retarda o ponto de ignição, o que significa que as mudanças são feitas sem qualquer corte no motor para uma mudança mais suave. O sistema também foi projetado para oferecer maior estabilidade entre as trocas em aceleração máxima – não que isso fosse particularmente instável antes.
Foram feitos ainda pequenos ajustes no ventilador do radiador para manter o calor mais afastado do piloto, um problema característico da Panigale V4 que causava desconforto em velocidades mais lentas em dias quentes. Para deixar tudo em harmonia, a precisão do acelerador ride by ware e do controle de tração também foram atualizados.