Os rumores estavam certos. A Ducati anunciou hoje (18) a contratação de Fermin Aldeguer para a próxima temporada da MotoGP. O espanhol de 18 anos é considerado uma das maiores promessas da Moto2.
De acordo com o comunicado da marca, Aldeguer vai correr com uma Desmosedici GP pelos próximos dois anos, com a opção de prolongar o contrato por mais um. Seu lugar provavelmente será na equipe satélite Pramac Racing, no lugar de Jorge Martin.
“Estou extasiado por ter esta oportunidade; graças à Ducati, vou realizar o sonho que persegui desde a infância. Chegou a hora de dar o grande salto e competir com os melhores pilotos do mundo e farei isso com a melhor moto do grid”, disse Aldeguer. “Quero expressar minha gratidão à Ducati, especialmente a Gigi Dall’Igna, pela confiança depositada em mim desde o início de nossas discussões.”
Aldeguer também fez questão de agradecer a sua atual equipe de Moto2, que ainda vai correr esse ano: “Estendo meus agradecimentos a Luca Boscoscuro por tudo o que fizemos. Agora que sei o que o futuro nos reserva, é hora de focar apenas nesta temporada, onde enfrento um desafio significativo na Moto2. Darei tudo para sair desta categoria de cabeça erguida.“
Nascido em Murcia, no centro-leste da Espanha, Fermin Aldeguer é tido como o piloto mais talentoso da Moto2 depois de Pedro Acosta. No ano passado, o espanhol venceu as quatro últimas etapas, concluindo o ano em terceiro lugar, atrás de Tony Arbolino e do próprio Acosta.
“Gostaria de receber Fermín na família Ducati calorosamente, e mal podemos esperar para vê-lo em nossa moto” disse o diretor técnico da Ducati, Gigi Dall’igna. “É um dos pilotos mais fortes da nova geração. Nos últimos anos, seguimos sua evolução; durante a última temporada, ele mostrou uma velocidade incrível. Ele é um cara muito jovem com o potencial e as características a se sair bem, e daremos a ele todo o apoio técnico para ajudá-lo a crescer.“
Com a contratação de Aldeguer, a Ducati tenta assegurar os pilotos que correrão pela marca no futuro. Além do novato espanhol, eles já renovaram o contrato de Pecco Bagnaia. Falta agora confirmar Jorge Martin ao seu lado em 2025, algo que pode demorar um pouco mais, já que Enea Bastianini vai lutar por sua vaga e até Marc Márquez parece no páreo.